Suse e Btrfs = <3 |
Noticia de ultima hora sobre o Btrfs; o desenvolvedor David Sterba da Suse enviou patches para a comunidade Linux (e que foram aceitas) que trarão novas melhorias, novos recursos e correções de bugs ao sistema de arquivos.
Dentre os novos recursos estão o suporte a swapfile que, mesmo que pareça ter demorado, é que como mencionado no vídeo sobre fragmentação de arquivos, foi um longo trabalho para não gerar conflito com as limitações que exitem onde o COW (Copy On Write) não trabalha bem as implementação de swap (nodatacow file, no compression, não pode ser snapshotted, não há possibilidade em múltiplos dispositivos e etc ...) e que mesmo é mais restrito, funciona bem e pretendem melhorar tal recurso no futuro. Tenho que fazer a observação que não adianta culpar o sistema de arquivos por conta disso, se o Btrfs for ruim por conta disso, o ZFS também é... Sistemas de arquivos COW são feitos pensados no futuro.
O metadata uuid que é um recurso opicional para utilizar um novo UUID de file system (coisa que eu gosto muito de utilizar) sem sobre-escrever todos os blocos de metadados, armazenando somente no superbloco. E tem também as mensagens mais balanceadas não exibidas e enviadas ao log do sistema que, inicialmente é no formato de linha de comando.
Das principais alterações e melhorias estão como exemplo o código mais limpo; as melhorias nas remoções de código new-dead fsync; o inding free extent foi separado e fornece uma base para cleanups melhor, mais lógica e mais compreensível; remoção de callbacks indiretas para dados e metadados; simplificação do refcounting e locking para extent buffers clonados; definição do converted para enums aonde forem apropriados entre outras alterações.
Já na parte de bugs, houveram um total de sete correções envolvendo tag pages de snapshots, a parte de verificação do sistema de arquivos durante o processo de scan; correção do fsync de arquivos e do race do send e muitas outras.
Todos os novos recurso, melhorias e correções podem ser conferidos nos links abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.