Duas linguagens de programação desenvolvidas por brasileiros


É sempre bom mostrar que brasileiros também se destacam no mundo da tecnologia. Para quem não sabe, essa a primeira linguagem de programação desenvolvida por brasileiros (e inclusive no Brasil) foi a linguagem Lua que foi desenvolvida na PUC do Rio de Janeiro para atender a certas necessidades da Petrobras. E que por mais que ganhe destaque no mundo (sendo utilizada até mesmo para o desenvolvimento de jogos como Far Cry, Angry Birds e World of Warcraft e é uma linguagem utilizada até mesmo pela NASA), mal é conhecida no Brasil.

E temos também a linguagem Elixir que está ganhando fortemente a atenção no Vale do Silício. A linguagem Elixir foi desenvolvida pelo brasileiro José Valim cujo objetivo é que aplicações extraiam melhor aproveitamento e produtividade no Erlang VM. A Elixir está sob licença Apache 2.0 e está disponível para uma variedade de distribuições Linux, Mac OS, FreeBSD, windows, GNU Guix, para Raspberry Pi, Docker e Nanobox.

Lua e Elixir são duas linguagens que foram desenvolvidas por brasileiros e que conquistaram o mundo.

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra