Linha Librem da Purism |
Essa semana publiquei a noticia sobre o desenvolvimento do LinuxBoot, um firmware que está sendo desenvolvido pelo Google (em parceria com outras empresas, projetos e a linux Foundation) para substituir o UEFI que permitirá maior segurança nos servidores, maior controle e melhor desempenho sobre o sistema operacional.
Agora li a noticia vindo da ZDNet que a Purism anunciou que integrou o firmware de segurança da Trammel Hudson chamado Heads a seu módulo Trusted Platform Module (TPM) em seus Librem laptops. Heads é um firmware e ferramentas open-source para computadores que visam fornecer melhor segurança física e proteção de dados.
Imagem do Heads rodando durante o processo de boot |
Esse firmware combina hardening físico do hardware, recursos de segurança para flash com um firmware coreboot personalizado e um carregador de boot Linux na ROM. Há ainda um recursos para monitoramento do firmware de boot e de configuração.
Reza a lenda que isso também tem a ver com o MINIX dentro dos processadores da Intel (e da AMD). Bom, estamos vendo as empresas tomando ação devido a tal atitude. É esperar para ver o que acontece no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.