Purism adiciona firmware open source de segurança a sua linha de Laptops que rodam Linux

Linha Librem da Purism
Linha Librem da Purism

Essa semana publiquei a noticia sobre o desenvolvimento do LinuxBoot, um firmware que está sendo desenvolvido pelo Google (em parceria com outras empresas, projetos e a linux Foundation) para substituir o UEFI que permitirá maior segurança nos servidores, maior controle e melhor desempenho sobre o sistema operacional.

Agora li a noticia vindo da ZDNet que a Purism anunciou que integrou o firmware de segurança da Trammel Hudson chamado Heads a seu módulo Trusted Platform Module (TPM) em seus Librem laptops. Heads é um firmware e ferramentas open-source para computadores que visam fornecer melhor segurança física e proteção de dados. 

imagem-do-heads-rodando-durante-o-processo-de-boot
Imagem do Heads rodando durante o processo de boot
Esse firmware combina hardening físico do hardware, recursos de segurança para flash com um firmware coreboot  personalizado e um carregador de boot Linux na ROM. Há ainda um recursos para monitoramento do firmware de boot e de configuração.

Reza a lenda que isso também tem a ver com o MINIX dentro dos processadores da Intel (e da AMD). Bom, estamos vendo as empresas tomando ação devido a tal atitude. É esperar para ver o que acontece no futuro.

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra