Série FX da AMD esquentando como um vulcão?

Em meados do ano passado eu fiz um vídeo explicando sobre a série de processadores FX da AMD devido a comentários que eu vi nas redes sociais. É que me chama a atenção a opinião que as pessoas formam sem ao menos um pouco de pesquisa (e que chega a ser intrigante).

Tenho certeza que tem gente que vai me dizer:
"Ah, mas você está defendendo o FX porque você tem um".
E a resposta para isso é que sim; e não sim para estou defendendo a série e FX, e sim para eu tenho um FX 8300. Mas já tive também um Pentium, um Pentium 3, um Pentium 4, dois Celerons, um Athlon XP, quatro Core2Duo, um Atom, um Corei3 e dois FX sendo o 6300 e o 8300 (Agora faça as contas e veja se já tive mais processadores da Intel ou da AMD). Também já tive dois um ARM (no Raspberry Pi e no Endless Mini sem contar os dos smartphones que temos fácil acesso hoje), um PowerPC e conto nesta lista um SH4 (através do meu Dreamcast que posso rodar Linux e que estão voltando a sua produção para a IoT e para a computação descartável).


E mesmo depois de mostrado quais processadores já tive, vai ter gente parecendo múmia afirmando a mesma coisa...

OK, mas o que me levou a escrever este artigo foi ver o pessoal falar a forma como o FX esquenta ao ponto de parecer estar entrando em erupção. Chega a ser engraçado ler esse tipo de comentário.

Galera, até mesmo os processadores da Intel esquentam muito. A questão era aquele Cooler Box (cooler que vem em conjunto com os processadores) da Intel que eram horríveis até mesmo na questão de como a gente conectava à placa mãe:


Eu detestava (e ainda detesto) tanto aquele cooler que por fim acabei comprando um da Cooler Master e me desfiz do cooler box. E até hoje a Intel insiste nesses coolers que vem por padrão. Esse cooler que comprei sim foi bom, solucionou meu problema na questão de aquecimento do processador e de até mesmo parafusá-lo na placa mãe.


Isso acontece também com o FX. O cooler que vem por padrão na caixa do processador FX é um cooler pequeno (mais ou menos dois dedos ou menos de altura como o que se vê nas imagens abaixo), vinha uma folha de cobre embaixo (é, um cooler foliado a cobre...) e que uma ventoinha fraca que para renderizar um vídeo chegava a esganá-la. E é isso que vai em cima de um processador com 6 a 8 núcleos...


Se em um processador com dois núcleos operando a 3.0Ghz esquenta, não iria acontecer a mesma coisas com um processador com oito núcleos operando a 3.3Ghz? Esse foi um erro cometido também pela AMD na geração FX (e é até hoje o mesmo erro da Intel nos CoreiX). Foi onde eu comprei um cooler da CoolerMaster (sim, gosto da marca mas ainda quero um BeQuiet) para o meu FX que solucionou o problema do calor:



Os únicos momentos que meu processador esquenta (MESMO, mas não tanto como exageram) é quando vou renderizar os vídeos para o canal, mas até aí normal. Quando jogo esquenta um pouco, mas nada de tão quente, nada do tipo:
noss, pega o ventilador lá e uns cubos de gelo, coloca na frente do ventilador direcionando para o computador se não  vai derreter.
Esse cooler foi projetado tanto para o soquete AM3+ (AMD FX) quanto para o soquete 775 (Core2Duo). Bom, por hora é só; só quis debater esta questão de acharem que os processadores da AMD são um ferro de passar roupas. Hoje o cooler box da AMD valem muito a pena; são bem dimensionados e dissipam bem o calor, mas os anteriores não valiam a pena.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra