Por que a Sony não adotou Linux no PlayStation 4?

freebsd-dentro-do-playstation-4
Orbis OS, o sistema operacional fork do FreeBSD que roda no PlayStation 4.
 Beleza cambada? Ao invés de fazer mais um vídeo explicando (que era o que eu ia fazer), resolvi escrever este artigo por se tornar mais rápido de debater o assunto.

 No Sábado (dia 16/12/2017) resolvi debater por que a Sony não adotou o Linux como sistema operacional padrão no PlayStation 4 e sim o FreeBSD (um fork chamado Orbis OS. já mencionei sobre o Orbis OS na série assunto games).

 Achei interessante debater sobre o assunto desde que na terça feira postei sobre o Ataribox (já que sua pre-venda iniciava na Quinta feira dia 14 de Dezembro):
Confiram o vídeo sobre o Ataribox
 E na quinta feira debati sobre o Spartan Console já que a equipe convida a desenvolvedores de jogos a enviarem seus games para poderem testar seu hardware. Os jogos DEVEM rodar por padrão no Linux:
Confiram o vídeo sobre o Spartan Console
 Ambos os consoles rodando linux. Se vão dar certo ou não, somente o futuro nos dirá. Mas esses dois vídeos me incentivaram em debater porque Linux não foi utilizado no PS4.


 Eu li todo tipo de comentários e honestamente um monte achei horrível. Muitos defendendo ideais demais como coleta de dados sem que os usuários saibam, segredos empresariais, desonestidade e deslealdade por parte de empresas capitalistas fazendo uso de software open source e fechando o seu código (por direito) e ainda faturando com isso.

 Galera... Primeira coisa que devemos ter em mente, nem todas as empresas fecham seu código para estarem espionando seus usuários. Há vários motivos para fazerem isso sendo um deles por se tratar de ser o seu diferencial diante das suas concorrentes (muitas vezes é tudo o que as concorrentes precisam saber para dar um salto e assim lá se vai embora todo investimento feito pela empresa).

 Mais uma coisa que tem que ficar claro; a Sony não iria ganhar dinheiro com Linux assim como a Sony não ganha dinheiro com o Orbis OS. na verdade, ela não ganha dinheiro nem com o PlayStation (mencionei isso em um DioCast quando o PlayStation nem havia sido lançado ainda). O custo para a fabricação do PlayStation era de US$470 e a Sony o comercializava por US$400...
 De onde a Sony retirava seus ganhos então? Da venda dos jogos e dos serviços do PlayStation.

O que eu percebo é que opinamos muito e procuramos pouco as informações (se não, quase nada). Vou deixar aqui no final o vídeo do Toybox para entenderem um pouco melhor o motivo de sua criação e que está relacionado a todo esse problema. Espero que isso ajude a acarretar mais conhecimento um abraço e falou:


Link para o toybox

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra