Lignux, qual o problema com vocês gente?

Essa é uma mensagem que foi postado por Linus Torvalds devido a toda essa briga referente ao noem do sistema operacional. Sejam imparciais em julgar o caso. Se devemos ouvir as opiniões do Stallman porque ele disse que o nome correto é GNU/Linux, então devemos ouvir as do Linus também. Isso não é um acordo unilateral.


Linus Torvalds
Postado no grupo: comp.os.linux.misc
03/06/1996 04:00
Umm,
Essa discussão já se prolonga por bastante tempo, muito obrigado.
Realmente não importa como as pessoas chamam o Linux, contando que o credito seja dado aonde é devido (dos dois lados). Pessoalmente, continuarei a chamá-lo de "Linux", mas já tem havido distribuições que o chamam "Linux Pro(tm)" e etc, na qual eu não acho tudo surpreendente assim..
As pessoas do GNU tentaram chamá-lo GNU/Linux, e está bem. Certamente não é um pior do que "Linux Pro" ou "Red Hat Linux" ou "Slackware Linux" (os últimos dois são com frequência chamados de "Red Hat" e "Slackware" quando se fala entres as pessoas de Linux, então lá a parte "Linux" tem caído completamente).
Lignux é apenas um trocadilho de nome - Eu acho Linux/GNU ou GNU/Linux é um pouco mais "profissional", mas eu não vou ficar com cabelos brancos por isso.
Muito pior do que o nome estranho é todo o grupo de discussão e atividade de email que isso tem resultado. Não é como se a FSF unilateralmente mudasse o nome do OS - eles apenas mudaram o nome da sua "distribuição" (bom, parece que é atualmente apenas GNU emacs para Linux, mas talvez isso será uma tendencia).
A propósito, Com frequência eu fico irritado com as configurações "desconhecidas" para no gcc, e ey preferiria muito ver um gcc chamando-se "i586-gnu-linux" do que "i586-unknown-linux" qualquer dia (mas tenho que admitir prefirível "lignux" nesse contesto ;-).
Relaxem,
Linus

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra