retrospectiva Linux 2016



Já fizemos retrospectiva 2016 no Diolinux; mas por que não mais um aqui? hehehehe
Então, aqui vou eu com as noticias que mais me chamaram atenção neste ano que termina. Lembrando, essas são noticias que eu achei interessante. Se eu deixar de citar alguma que você achou interessante, deixe aqui na descrição :)

Lançado Ubuntu 16.04 lts (e foi recebido com grande festa sendo destaque ate no IBM Linuxone. Uma coisa boa que apareceu no Ubuntu, foi o suporte ao zfs).
Link para saber mais sobre o LinuxOne
Proximo ao lançamento oficial do Ubuntu 16.04 lts, teve o lançamento do UbuntuBSD. O Fávio fez um review sobre o sistema assim que lançaram:


Debian anuncia matar o Iceweseal, remover o suporte a arquitetura i386 e porta uma boa versão do zfs. Esse ano, eu e o ayr muller debatemos fortemente sobre o assunto zsf. (Colocar link do debate aberto). Quando mencionado matar o Iceweasel, significa agora ser usado literalmente o Firefox:


Microsoft incorpora shell do ubuntu ao Windows e lança versão de Debian para roteadores (alias, a Microssft foi uma das patrocinadoras da debconf 2016 que aconteceu na cidade do cabo).

Linus no ted. Não tem o que  falar né. O vídeo é grande pra caramba e criei até mesmo uma playlist para o cara, porque ele merece:


Microsoft coloca Core OS na china (valeu Microsoft. Em pouco tempo, ja fez mais do que muitos defensores do software livre).


Endless e Endless OS chegam com força ao Brasil. Eu fui recebido e sempre sou recebido muito bem por essa galera e que ainda me deram a honra de serem entrevistados no meu canal. A playlist pode ser conferida abaixo:
Playlist da semana especial Endless

Linux completa 25 anos com muito debate sobre a sua real data de aniversário. Bom, para mim, considero a partir da data de seu lançamento e não do seu anuncio (uma criança por exemplo não comemora aniversário a partir da data que sua mãe engravidou).

O caso do Playstation3, o juiz liberou a instalação de Linux no console e lasque-se quem não gostar.

Depois de protestos, a Lenovo adiciona a compatibilidade com Linux aos laptops Yoga 900 e 900S é isso aê galera, mostrando que tem força (ISSO QUE É NECESSÁRIO TAMBÉM PARA HAVER MELHOR ADOÇÃO DO LINUX).

Quando eu acho que ja fechei o ano, vejo essa noticia. Microsoft se uni a Linux Foundation. Na verdade ela já estava lá como uma das financiadoras (se não me engano, prata). Ela só se tornou platinum.
Sabe o que estou prevendo acontecer? A Microsoft matar o windows e passar a desenvolver uma distribuição Linux cujo o nome vai ser nada mais nada menos que... windows! :)
Ela já ia fazer isso mesmo na época do Long Horn. Agora seria um tiro mais certeiro.


Outros dois lançamentos de versão do kernel que achei interessante. O primeiro é 4.9 com o codenome Roaring Lionus (Leão Bramidor em português) com muitas correções na parte de CPUs da Intel e da AMD, na parte de GPUs; notebooks da Dell, HP e Lenovo;  o numero de maquinas com processadores ARM que possuem suporte na mainline do kernel continuam a crescer como o Raspberry Pi Zero, o BeagleBoard-x15 rev B1 e os Nexus 5 da LG's. Melhorias na parte de performance e confiabilidade do protocolo de rede e no parte de file systems como no Btrfs, XFS, F2FS e Ext4.
O segundo é o primeiro candidato a lançamento do kernel 4.10 anunciado por Linus como presente de natal para nós (e que não é tão grande quando o 4.9). Metade dos patches são atualizações de drivers para vários dispositivos e o resto é apenas barulhos costumeiros com documentações, atualizações da ferramenta perf e melhorias de arquiteturas. Claro que gamers ficarão felizes em saber que haverá melhor suporte para as placas de vídeo AMD Radeon.

E finalizamos o ano dando feliz 47º aniversário para Linus Torvalds. Feliz ano novo para todo mundo, sucesso no ano vindouro, mais estudo sobre Linux, um abraço e falow.

Agradeço ao inscrito Alex Rodolfo por ter revisado o texto para mim =)

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra