Recentemente foi lançado a mais nova versão LTS do Ubuntu; e com isso, muita gente está adotando e testando a nova versão do sistema.
Alguns dias atrás um amigo me procurou por estar com um problema no Ubuntu 16.04. Ele ainda utiliza dual boot, mas quer deixar de utilizar Windows de vez. Porém, para que ele possa utilizar somente o Linux, ele ainda precisa resolver o problema do vídeo. Quando ele reproduzia os vídeos em tela cheia, ficava dando uns lags. Não é falta de uma boa configuração de hardware, pois essa é a configuração do seu notebook:
- Dell com um processador core i5 de 1.8ghz
- 8GB RAM
- Placa de vídeo Nvidia GT 730M de 2GB
- Dispositivo de armazenamento SSD.
Eu pedi para que ele verificasse se o módulo estava carregado utilizando o comanado "lsmod" (de repente, mesmo depois de instalado, o módulo poderia não estar carregado). Ele realizou o teste, copiou a saída do comando e me enviou. Eu por fim, filtrei a informação e aparentemente estava rodando, notando essas linhas:
nvidia_uvm 696320 0Por fim, eu lhe perguntei: "Curiosidade. Já rodou outras distros neste notebook?"
nvidia_modeset 745472 3
nvidia 10076160 69 nvidia_modeset,nvidia_uvm
Ele me respondeu que já havia instalado o Linux Mint e o Debian. No Linux Mint ele não se recordava se isso acontecia, mas no Debian ele não chegou a instalar o driver de vídeo. Por fim ele me disse que iria testar outro HD que ele tem o Lubuntu instalado colocando ma mesma máquina.
Essa imagem foi fornecida pelo leitor Rodrigo Araújo |
Expliquei sobre os servidores gráficos para ele e depois de um ou dois minutos retornou:
"Acredita que desativei a opção do driver (testado e proprietário) e ativei o X.org Xserver - Nouveau display driver de xserver-xorg-video-nouveua (open soucer) , e funcionou normal?"
Essa imagem também foi fornecida pelo leitor Rodrigo Araújo |
Além de modelo, é bom técnico e está iniciando seu blog. Assim que estiver pronto Vou deixar o link do seu blog para que ele possa explicar melhor como realizou essa tarefa e quais os resultados disso.
Obs.: Não estou afirmando que o MIR é ruim (como muitos defensores fazem colocando defeito no Ubuntu e em tudo o que a Canonical faz). Simplesmente estamos compartilhando como solucionar um problema no ubuntu 16.04.
QUER APRENDER A UTILIZAR O BTRFS NO FEDORA, ENTÃO VENHA APRENDER LINUX COMIGO ;) |
É muito bom saber desses problemas, sempre pode ocorrer. Quando alguém compartilha a experiencia, ele nos da uma luz sobre como pensar para solucionar. Obg por compartilhar, sempre estou tendo q ajudar um amigo, não sei porq mas o pc dele n roda as coisas direito nem a pau. Vlew
ResponderExcluirBom, nunca tive problema com o Unity, uso um Notebook LG a410, com um i5 de segunda geração, 4 GiB de RAM e uma poderosa Nvidia 310m (1GiB, 64bits kkk)Experimentei várias distros, e realmente o Unity é mais pesado, mas nada que chegou a esse ponto. Inclusive jogo CS:Go nesse notebook.
ResponderExcluirPS: Uma diferença boa em FPS no CS:GO usando o driver proprietário.
Fala galera. Obrigado pelos comentário. Quero ressaltar que não estamos procurando colocar defeito na distro, mas deixar aqui uma solução que não é algo grave para caso mais alguém tenha o mesmo problema.
ResponderExcluirLegal. Eu tive alguns problemas com o Ubuntu 16.04. A minha maquina ficou muito, muito lenta depois que eu formatei e instalei a versão. Retornei pra versão antiga e a maquina voltou a voar. Vou aguardar até o fim do ano quando eu creio que já existirá bastante correções.
ResponderExcluir