Whatsapp com criptografia?


 Ontem a noite eu recebi uma notificação do Whatsapp que era necessário receber uma atualização (fazia um bom tempo que não recebia atualizações do Whatasapp, mas beleza, eu supero isso). Por fim, cheguei em casa e coloquei a jabiraca para atualizar. Resultado?

 Concluída a atualização, abri o Whatsapp fiquei com cara de decepção ao ver o que a atualização oferecia. E o resultado foi a mensagem logo abaixo dos chats:

Criptografia no Whatsapp...
 Bom, tudo bem, não havia razão para isso; afinal, esse é um recurso que o Whatsapp ainda não possuía. Mas isso me aconteceu talvez por já estar tão acostumado a ver este recurso dentro do Telegram que para mim não foi nada de impressionante. Fora que o mesmo recurso no Telegram é bem mais interessante.

É desta forma que são criados os chats secretos (criptografados) no Telegram.
É desta forma que são criados os chats secretos (criptografados) no Telegram.

 Existem muitos outros recursos no Telegram que (assim acredito eu) foram copiados pela equipe do Whatsapp. Um dos primeiros que eu havia notado foi o poder utilizar o chat via browser

 Quando comecei a utilizar este recurso no Telegram, eu achei isso muito rico e muito interessante. Você simplesmente loga após fornecer o e-mail (ou número de telefone) e tudo fica sincronizado (todas as mensagens que você recebe através do aplicativo aparecerão no navegador e vice versa). Com o tempo esse recurso apareceu para Whatsapp mas... Eu detestei. Se o smartphone perde conexão, o navegador também perde; daí eu tinha  sempre que ficar cuidando para que o meu smartphone ficasse sempre conectado (horrível ter que ficar dando atenção ao smartphone só para isso).

Sem necessidade de passar seu número de telefone

 Outro ponto relacionado a segurança (que inclusive aparece nesta mesma imagem) é o fato de não ser necessário passar o número de telefone para outras pessoas. Elas podem te encontrar pelo nome de usuário (exemplo o meu: @Tocadotux). Uma mão na roda isso.

Sticker mais animados

 Mais um que que notei que o Whatsapp copiou foi os stickers (mas os do Telegram mais uma vez estão bem melhores ;)
 Quando clico no thumbup por exemplo, aparece o tux, o beasty do FreeBSD, o logo o Debian e muitos outros.

Multimedia

Na parte de multimédia e que pode ser útil para muitos (ou não) é o seu player flutuante. Você pode assistir um vídeo em tela cheia como de costume, mas é possível também reduzir o tamanho do vídeo e continuar fazendo outras coisas como bater papo (é possível até mesmo escolher aonde o vídeo vai ser posicionado na sua tela ;) Reparem o vídeo abaixo:





 

 Ainda dentro de multimédia; quando recebemos mensagem de voz podemos ouvi-las todas sequencialmente bastando dar o play em uma só das mensagens (não precisamos esperar uma mensagem acabar para depois ouvir a outra). Legal disso é que podemos ouvir as mensagens de voz e ir ir para outro chat.

 Bom, por fim, não estou escrevendo este artigo para mostrar que o Telegram é superior ao Whatsapp, mas como que um projeto de código aberto contribui muito para o avanço até mesmo dos proprietários. O fato do código fonte do Telegram estar disponível livremente facilita para que recursos sejam até mesmo copiados para o Whatsapp ou a quaisquer outros aplicativos da mesma linha (ou de outras linhas). Se não, seria necessário maior investimento financeiro e muito tempo em pesquisas para descobrir como escrever tais recursos (e por essa razão eu acho interessante as empresas contribuírem para os projetos open source. Se são beneficiadas com o open source, por que não contribuir?).

 Isso acontece também no Windows até em épocas remotas. Há muitos recursos do Linux que a Microsoft copiou para o Windows:
  • O botão de ejetar com segurança (sempre menciono isso)
  • Multi-tarefa e multi-usuário
  • Instalar programas sem precisar reiniciar (apesar que ainda existem ocasiões que o Windows é obrigado a reiniciar para concluir a instalação)
  • Acesso a rede
  • A GUI do Windows 10 é uma cópia do KDE Plasma (o Windows 8 me lembrou o Gnome ou o Unity)
 Tenho um artigo chamando "As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto" e pensei em escrever esse até mesmo como uma emenda para mostrar mais uma vantagem que o software livre e de código aberto proporciona a indivíduos e empresas.


 Há muitos outros recursos no Telegram que não descrevi aqui como editar mensagens enviadas (sim, podemos editar as mensagens enviadas e esquecer o esquema de enviar uma mensagem com *), excluir mensagens enviadas (e não notificar para o destinatário), tema escuro e muitos outros; mas acho que esses estão de bom tamanho. Bora instalar o Telegram e viver mais feliz.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »