50 lugares que Linux está rodando (e você talvez nem faz ideia) Parte 2


 Continuando o assunto sobre os 50 lugares que Linux está rodando e talvez muitos de nós não fazemos nem ideia, quebra o paradigma sobre a adoção do Linux limitando-o somente a desktops. Confiram aqui mais 5 outros lugares onde Linux é amplamente utilizado.

50 lugares que Linux está rodando (e você talvez nem faz ideia) Parte 2

Banco comercial e industrial estatal da China


De acordo com um report de 2005 da InformationWeek, o banco industrial e comercial estatal da China "decidiu rodar Linux em todos os seus 20,000 ramos de varejo." Como o maior banco de toda a China, a instituição comprometida a comprar "uma licença irrestrita para usuário" como parte de uma integração total de Linux "através de toda a sua rede de operações bancárias" culminando em 2008. Naquele tempo, InformationWeek afirmou que isso representava desenvolvimento de Linux a datar o setor financeiro Chines, Linux se tornou "as bases para seus web server e uma nova plataforma de terminal" no banco.

Escolas e faculdades Paquistanesas


Em 2002, o governo paquistanês preparou uma unidade de mobilização para recursos tecnológicos para promover a propagação de software open source (incluindo Linux) através do país. A unidade (composta de oficiais acadêmicos, de negócios e governos) tem largamente se dado bem em educar usuários de computador  através do Paquistão sobre o que o software livre tem a oferecer. Como um resultado, o Paquistão está utilizando Linux em muitas de suas escolhas públicas e faculdades e planeja em ultima análise rodá-lo em todos os computadores do governo. Em países como Paquistão, onde pouco dinheiro está disponpivel para investimento do governo em tecnologia, Linux e outros programas open source está apelando de uma perspectiva de custo.

Cuba


Cuba, nunca uma fan do capitalismo ou de empresa corporativa, tomou o passo de desenvolver sua própria distribuição Linux (chamada "Nova") para substituir o Microsoft Windows em Fevereiro de 2009. De acordo com o Caribbean Net News, a migração para Linux foi motivada não pela tecnologia ou custos, mas ao invés disse, constituído "o ultimo front de batalha da ilha comunista contra o que ela visualiza como hegemonia americana." Nova foi apresentada durante uma conferência em nome da "soberania tecnológica" e foi apontada como essencial para "o desejo de Cuba de substituir software da Microsoft rodando na maioria dos computadores da ilha." Evidencialmente, oficiais Cubanos temeram que as agencias de segurança americana poderiam acessar código do software da Microsoft e no processo descobrir segredos pertencentes ao governo cubano. Se ou não a migração de Cuba para Linux possui efeito parcial nas relações entre os dois países é discutível, mas ele andam utilizando Nova desde então.

Ministério da Educação e Ciência da Macedônia


Ubuntu.com reportou em Novembro de 2007 que cada estudante na Macedônia utilizariam computadores rodando Ubuntu Linux, como parte do programa "Um Computador Para Cada Criança" desse país. No total, mais de 180.000 workstations foram cobertos pelo projeto, descrito como "uma das maiores implantações de thin client e desktop Linux conhecidas já empreendidos." De fato, o Ministro da Macedônia para apelidou de "o maior e mais importante projeto de educação apreendido em 5 anos de história da República da Macedônia." Sob o acordo, 160.000 das 180.000 workstations eram para ser terminais virtuais, enquanto que os outros 20.000 eram para ser PCs stand-alone, todos nos quais acomodaram um estudante e rodaram o Ubuntu Linux.

Serviço postal dos Estados Unidos




O serviço postal americano é um exemplo exato de quem apoiava Windows e migrou para Linux por puras razões técnicas. Enquanto o serviço postal rodava Windows NT em seus servidores até o amargo fim, eles então migravam para utilizar mais de 900 clusters Linux espalhados através do país para uso em organizar o volume de mensagem da nação. Eles utilizam a tecnologia da Pacific Northwest Software, que orgulhosamente explica  o profundo trabalho que tem feito em migrar o serviço postal para uma infraestrutura baseada em Linux. Os interessados são encorajados a conferir.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra