Resumo do Tux 19/12/2015

Fala cambada, beleza? Ó eu aqui TRÁVÊIS!

 Bom, essa semana terei que realizar o Resumo do Tux (novamente...) por aqui, por duas razões:
Estou concentrando os esforços que faria o vídeo de hoje no vídeo de natal, que como sabem, é um presente que estou preparando para vocês.
Segundo ponto é que hoje a chuva está forte e relampeando muito. Não sei aonde vocês moram, mas a estrutura aqui em São Paulo e horrível nessas ocasiões (ocorre queda de energia). Por isso estou postando o Resumo do Tux tão tarde hoje.

Resumo do Tux 19 12 2015

 Indo direto ao assunto, essa semana teve o quinto vídeo da série "O Mundo sem Linux" com a Anny realizando uma Exploração Espacial.

 No dia 16 de Dezembro foi publicado que em menos um mês linux ganhou mais 100 jogos:

"Levou menos de um mês para ir de 1.600 para 1.700 games na biblioteca do Steam para Linux".
http://news.softpedia.com/news/steam-for-linux-now-has-1700-games-with-less-than-1-marketshare-497245.shtml

 Lançada a atualização do CentOS Linux 7 Rolling November com rebase do OS para o Red Hat Enterprise Linux 7.2

A AMD anuncia que a empresa está disponibilizando software e ferramentas open-source para fornecer aos desenvolvedores de jogos, aplicações heterogeneas, e aplicações HPC acesso mais profundo ao GPU e aos recursos do GPU. AMD e também seu grupo de tecnologias Radeon [Radeon Technologies Group (RTG)] estão buscando meios de facilitar o desenvolvimento de jogos, assim desenvolvedores podem mais facilmente re-utilizar código e portar seus jogos de consoles para o PC. Com GPUOpen, desenvolvedores de jogos terão acesso direto ao hardware do GPU, assim como acesso (http://hothardware.com/news/amd-goes-open-source-announces-gpuopen-initiative-new-compiler-and-drivers-for-lunix-and-hpc) para uma larga coleção de efeitos open source, ferramentas, bibliotecas e SDKs, que estão são feitas disponiveis no GitHub sob uma licença open-source MIT. Como parte do esforço, a empresa está também disponibilizando um novo compilador C++ HCC que será uma ferramenta em capacitar desenvolvedores mais facimentes alavancar os recursos de GPU discreto em sistemas heterogeneos. O compilador HCC também permite os desenvolvedores converter código CUDA para C++ portável. De acordo com a AMD, testes internos mostram que em muitos casos, 90% ou mais do código CUDA podem ser automáticamente convertidos para C++ com o final de 10% percent convertido manualmente na linguagem amplamente popular C++. Um programa de acesso inicial para as ferramentas da "Boltzmann Initiative" é planejado para 2016.

Clonezilla Live 2.4.5-6 (uma distro baseada no repositório do Debian Sid) migra para o Kernel Linux 4.3-1-1. Devido a essas alterações, a distro deixa o supoporte a arquitetura i586 (agora somente a i686, i686-PAE e AMD64), atualiza o pacote drbl para 2.18.6-drbl. Correções de bugs também ocorreram e cegaram a agradecer a Luciano pela questão do botão desligar:

"Shutdown" should be "Desligar" in luanguage file pt_BR. Thanks to Luciano (lboni2 _at_ yahoo com br) for correcting this.

Falando de kernel

 Está disponível o kernel Linux 4.1.15 LTS agora com melhorias nos filesysrems Btrfs, EXT4 e no IPv6. O site Linux Today informa que esse é o kernel estável mais avançado disponível.


Agora, quer saber de mais noticias sobre o mundo Linux e tecnologia? Diolinux na véia meus caros.
Tem alguma noticias que viu e gostou? Deixo nos comentários. Vamos gostar muito :-)

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra