Resumo do Tux 12 de Dezembro de 2015

 Galera, devido as minhas condições de saúde é que eu não consegui fazer o vídeo, porém não quis faltar a responsabilidade com vocês e deixar de trazer o Resumo do Tux desta semana. Então, eu trago por aqui mesmo.

Resumo do Tux 12 de Dezembro de 2015

 Bom, a questão da saúde, é que eu sofro de enxaqueca desde 2012. Trabalhei em uma empresa que a sala parecia mais um garimpo (sala sem acesso a luz do Sol e a iluminação era extremamente baixa). Daí da para imaginar o resultado; como há pouca iluminação, as pupilas dilatam e recebem toda a iluminação dos monitores. Trabalhei por quase três anos assim. Por fim, meu chefe (que só era focado em marketing) não gostava, mas eu abria a janela assim mesmo.

 Foi isso o que me afetou e eu cheguei a ter uma inflamação na retina esquerda (e cheguei a ter que fazer tratamento por oito meses). Não preciso de óculos; a questão é que de vez em quando acabo tendo essa enxaquecas que não tem hora para acontecer e os médicos afirmam não ter tratamento.

 Bom, vamos ao que interessa. Essa semana eu postei mais um artigo que eu trouxe de volta a vida. É um artigo que na época eu li em um site e achei interessante traduzir e publicar por se tratar de comandos para se obter informações sobre o sistema.

 Já no canal, postei dois vídeos da série "Propagandas com Linux". O primeiro é mais um do LinuxONE:


 E o segundo (já que o LinuxONE é da IBM), por que não trazer um vídeo da antigo da IBM mesmo? Esse vídeo é muito da hora


 Agora, tratando das noticias que eu achei interessante (lembrem de deixar as que vocês gostaram nos comentários), teve o lançamento do game Nethack, que é um game single player de exploração de masmorra (tudo feito no terminal... É... não é lá grande coisa para quem gosta de jogar, mas por que não experimentar?)


Falando de lançamento, também teve o lançamento da distribuição Chapeau, que á uma distribuição para alto-desempenho baseada no Fedora Workstation e utiliza a interface GNOME. É uma distribuição que pretende ser ÚTIL PARA usuários avançados e fácil para usuários leigos. dá um liga nela:



Então, quem quiser testar a distro, o link está aqui http://chapeaulinux.org/

Lançamento do LibreOffice 4.4.7 e do VoipMonitor.



 De lançamentos a algo a ser descontinuado, a Mozilla anunciou que parará o desenvolvimento e venda de smartphones com o FirefoxOS. Isso é uma coisa que me deixou um pouco triste; estava confiante no FirefoxOS e esperava que vingasse. Seria mais uma alternativa (gosto de ter alternativas em tudo na vida, não dependendo apenas de um único que forneça tudo); achava muito inteligente a ideia de aplicativos feitos em HTML5, CSS e java Script. Ao menos espero que a Marketplace continue existindo dentro do Firefox.



 A Linux Foundation e Microsoft criam parceria para oferece a primeira certificação para Linux no Azure (antes que alguém diga algo; não, eu não critico a ideia. Vamos ver o que o futuro espera antes de sair opinando).


Eu falei do lançamento do Raspberry Pi por US$5, agora teve o lançamento do Pine64 (pinha em português), mais uma versão desses que recebem nomes de frutas ou coisas do tipo. Já teve o Orange Pi, Banana Pi, me lembro de ler algo sobre Fruit Salad Pi e agora um chamado Pinha. O que eu gostei nesse foi a suas configurações:

Pine

  •  Processador A5 QuadCore de 64 bits com clock de 1.2Ghz
  •  Memória DDR3 acima de 2GB (as memórias não são SoC)
  •  Duas portas USB 2.0 (esse poderiam ter tentado ao menos uma de 3.0, mas não sei o grau da complicação)
  •  Bluetooth óptico 4.0 e wireless 802.11BGN
  •  Sltot de expansão MicroSD
  •  RJ para rede Gigabit Ethernet
  •  Saída HDMI 4K
  •  E slots de expansão I/O 2x

 E por ultimo, quero mencionar sobre o primeiro projeto Open Source da Fujitsu: um gerenciador de catálogo de serviços abertos. Ele traz todos os seus serviços oferecidos na nuvem.

 Bom, e é isso galera. Vou ficando mais uma vez por aqui, espero que tenham gostado do resumo do Tux mesmo que pelo blog; aguardem um vídeo especial de natal. Um abraço e falou.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

A pior história sobre Linux que já ouvi (5) A.I (1) ambiente gráfico (15) AMD (13) analise (9) Andriod (8) artigo (5) benchmark (3) BSDs (20) btrfs (12) Caixa de Ferramentas do UNIX (19) canto do Diego Lins (2) certificações Linux (6) Código Fonte (50) comandos (17) comp (1) compressores (4) container (1) CPU (15) criptografia (2) crowdfunding (9) cursos (21) daemons (13) Debian (29) desenvolvimento (53) desktop (16) DevOps (1) DevSecOps (1) dic (1) Dica de leitura (49) dica DLins (2) dicas do Flávio (27) Dicas TechWarn (1) diocast (1) dioliunx (3) distribuições Linux (12) Docker (7) DragonflyBSD (14) ead Diolinux (2) edição de vídeo (4) EMMI Linux (4) emuladores (5) endless (5) English interview (2) Enless OS (2) entrevista (16) espaço aberto (83) evento (4) facebook (1) Fedora (4) filesystem (59) financiamento coletivo (2) fork (3) fox n forests (4) FreeBSD (12) Funtoo Linux (13) games (87) gerenciadores de pacotes (2) GOG (3) google (8) gpu (2) hardware (96) I.A (1) init system (7) Intel (14) IoT (1) ispconfig (1) jogos (33) kernel (114) lançamento (39) leis (1) LFCS (1) licenças (7) Linus (15) linus torvalds (1) Linux (188) linux foundation (3) linux para leigos (1) live (4) LPI (8) LTS (1) machine learning (1) meetup (1) mesa redonda (27) microsoft (3) microst (1) muito além do GNU (117) não viva de boatos (9) navegadores (3) NetBSD (3) novatec (17) o meu ambiente de trabalho (3) off-topic (12) open source (78) OpenBSD (3) OpenShift (1) os vários sabores de Linux (36) padrim (2) palestras e eventos (3) partições (6) pentest (6) processadores (23) professor Augusto Manzano (11) Programação (40) propagandas com Linux (8) Red Hat (13) redes (2) resenha nerd (4) Resumo da Semana do Dlins (2) resumo do Tux (19) retrospectiva Linux (1) runlevel (2) Secomp (1) segurança digital (14) servidores (1) shell (1) sistema operacional (18) Software livre e de código aberto (147) sorteio (3) Steam (8) Steam no Linux (6) supercomputadores (3) suse (3) systemd (7) terminal (73) toca do tux (1) toybox (15) tutorial (6) Tux (3) unboxing (7) UNIX (15) UNIX Toolbox (14) vartroy (1) vga (1) vulnerabilidade (3) wayland (2) whatsapp (1) Windows Subsystem for Linux (1) wine (12) WoT (1) ZFS (9)