Resumo do Tux 12 de Dezembro de 2015

 Galera, devido as minhas condições de saúde é que eu não consegui fazer o vídeo, porém não quis faltar a responsabilidade com vocês e deixar de trazer o Resumo do Tux desta semana. Então, eu trago por aqui mesmo.

Resumo do Tux 12 de Dezembro de 2015

 Bom, a questão da saúde, é que eu sofro de enxaqueca desde 2012. Trabalhei em uma empresa que a sala parecia mais um garimpo (sala sem acesso a luz do Sol e a iluminação era extremamente baixa). Daí da para imaginar o resultado; como há pouca iluminação, as pupilas dilatam e recebem toda a iluminação dos monitores. Trabalhei por quase três anos assim. Por fim, meu chefe (que só era focado em marketing) não gostava, mas eu abria a janela assim mesmo.

 Foi isso o que me afetou e eu cheguei a ter uma inflamação na retina esquerda (e cheguei a ter que fazer tratamento por oito meses). Não preciso de óculos; a questão é que de vez em quando acabo tendo essa enxaquecas que não tem hora para acontecer e os médicos afirmam não ter tratamento.

 Bom, vamos ao que interessa. Essa semana eu postei mais um artigo que eu trouxe de volta a vida. É um artigo que na época eu li em um site e achei interessante traduzir e publicar por se tratar de comandos para se obter informações sobre o sistema.

 Já no canal, postei dois vídeos da série "Propagandas com Linux". O primeiro é mais um do LinuxONE:


 E o segundo (já que o LinuxONE é da IBM), por que não trazer um vídeo da antigo da IBM mesmo? Esse vídeo é muito da hora


 Agora, tratando das noticias que eu achei interessante (lembrem de deixar as que vocês gostaram nos comentários), teve o lançamento do game Nethack, que é um game single player de exploração de masmorra (tudo feito no terminal... É... não é lá grande coisa para quem gosta de jogar, mas por que não experimentar?)


Falando de lançamento, também teve o lançamento da distribuição Chapeau, que á uma distribuição para alto-desempenho baseada no Fedora Workstation e utiliza a interface GNOME. É uma distribuição que pretende ser ÚTIL PARA usuários avançados e fácil para usuários leigos. dá um liga nela:



Então, quem quiser testar a distro, o link está aqui http://chapeaulinux.org/

Lançamento do LibreOffice 4.4.7 e do VoipMonitor.



 De lançamentos a algo a ser descontinuado, a Mozilla anunciou que parará o desenvolvimento e venda de smartphones com o FirefoxOS. Isso é uma coisa que me deixou um pouco triste; estava confiante no FirefoxOS e esperava que vingasse. Seria mais uma alternativa (gosto de ter alternativas em tudo na vida, não dependendo apenas de um único que forneça tudo); achava muito inteligente a ideia de aplicativos feitos em HTML5, CSS e java Script. Ao menos espero que a Marketplace continue existindo dentro do Firefox.



 A Linux Foundation e Microsoft criam parceria para oferece a primeira certificação para Linux no Azure (antes que alguém diga algo; não, eu não critico a ideia. Vamos ver o que o futuro espera antes de sair opinando).


Eu falei do lançamento do Raspberry Pi por US$5, agora teve o lançamento do Pine64 (pinha em português), mais uma versão desses que recebem nomes de frutas ou coisas do tipo. Já teve o Orange Pi, Banana Pi, me lembro de ler algo sobre Fruit Salad Pi e agora um chamado Pinha. O que eu gostei nesse foi a suas configurações:

Pine

  •  Processador A5 QuadCore de 64 bits com clock de 1.2Ghz
  •  Memória DDR3 acima de 2GB (as memórias não são SoC)
  •  Duas portas USB 2.0 (esse poderiam ter tentado ao menos uma de 3.0, mas não sei o grau da complicação)
  •  Bluetooth óptico 4.0 e wireless 802.11BGN
  •  Sltot de expansão MicroSD
  •  RJ para rede Gigabit Ethernet
  •  Saída HDMI 4K
  •  E slots de expansão I/O 2x

 E por ultimo, quero mencionar sobre o primeiro projeto Open Source da Fujitsu: um gerenciador de catálogo de serviços abertos. Ele traz todos os seus serviços oferecidos na nuvem.

 Bom, e é isso galera. Vou ficando mais uma vez por aqui, espero que tenham gostado do resumo do Tux mesmo que pelo blog; aguardem um vídeo especial de natal. Um abraço e falou.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra