flagrantes da vida real no mundo Linux

Se lembram da empresa de telefonia que acabei apresentando o caso da distribuição OphCrack? Pois é, nessa mesma empresa teve um mané que afirmou que compilação do kernel Linux não funciona. Foi daí que na época eu escrevi o artigo somente para ele quebrar a cara.

Flagrantes da vida real no mundo Linux

 Flagrantes da vida real é uma série da revista Reader Digest (Seleções aqui no Brasil). Foi de onde veio a minha inspiração para da o nome ao título deste artigo.

 Já era de se esperar. Na época, a Apple havia acabado de comprar o direito do CUPS, e eu cheguei falar com ele sobre a noticia que havia acabado de ser publicada. A resposta dele?
Ainda bem que a Apple comprou essa porcaria, porque esse lixo nunca funcionou.

 Daí eu fiquei asim... ¬¬
 Bom, ele estava lendo um livro da LPI. Assunto vai, assunto vem e a unica coisa que percebi era que ele tinha ego muito alto. O que mais me intrigava era esse fato do cara se auto-considerar o bom no mundo UNIX.

 Dentre um dos assuntos, foi exatamente a recompilação de kernel que ele afirmou que isso no linux não funcionava. Perguntei o por que ele simplesmente respondeu que não funcionava. foi daí que eu perguntei umas três vezes:
 "Tudo bem, mas por que não funciona?"

 E a resposta dele foi:
"Porque não funciona!"

 Fiquei atônito a principio, mas eu ja devia esperar isso de alguém que afirma que o CUPS não funciona. Mas insisti assim mesmo:
"Tá... mas... por que não funciona?"

 E a não espantosa resposta foi:
"Porque não funciona!"
 Não sei por que insistir em querer saber a opinião dele, mas perguntei novamente o por que não funcionava. Não é que o cara exaltou o ânimo e a voz e respondeu?
"PORQUE NÃO FUNCIONA! FAZ O SEGUINTE, BAIXA O KERNEL, COMPILA E BOA SORTE!"
 Ok, sem falar nada, fiz um teste no cara perguntando quanto a compilação do kernel do FreeBSD e a resposta dele foi:
"Já a recompilação no BSD funciona."
 Não discordo disso. A compilação do kernel do FreeBSD funciona (assim como a compilação do kernel Linux também). Sabe que eu não entendo com qual  conclusão um cara desse está usando Linux. Como ele acha que as distribuições são construídas? Eles compilam o kernel para possamos utilizar a distribuição. O kernel não estaria disponível simplesmente no site kernel.org por estar.

Outras curiosidades que ele disse é que ele fez a recompilação via "apt-get" e funcionou ¬¬.
E... ele acha que a comunidade Debian (ou qualquer outra comunidade) instala o kernel em sua distribuição como?

 O cara era demais. Comecei a atuar como repórter fazendo com que o peixe mordesse a isca. Primeiro deixei o cara com o ego lá no alto e depois perguntei qual tinha sido a primeira distro que o cara usou. A resposta do cara foi:
"Linux 3. Chamava-se Linux 3. Não existia esse negócio de Debian, Red Hat, Slackware. Chamava-se simplesmente Linux 3."

 Daí eu perguntei:
 "E quando foi isso?"
 Ele respondeu:
"Em 1.999."
 Ah... ¬¬

Parece que ele percebeu a cagada que ele falou, parou por um momento e tentou corrigir:
"Se  bem que eu dei rpm nele, então eu acho que era um Red Hat."
 Ah... ¬¬

 Então, este foi um artigo simplesmente para vocês sentirem o drama do que aconteceu, antes de eu postar o artigo sobre o a recompilação do kernel. Espero que gostem deste próximo artigo que eu vou trazer de volta a vida.

 Creative Commons License

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra