Se lembram da empresa de telefonia que acabei apresentando o caso da distribuição OphCrack? Pois é, nessa mesma empresa teve um mané que afirmou que compilação do kernel Linux não funciona. Foi daí que na época eu escrevi o artigo somente para ele quebrar a cara.
Flagrantes da vida real no mundo Linux
Flagrantes da vida real é uma série da revista Reader Digest (Seleções aqui no Brasil). Foi de onde veio a minha inspiração para da o nome ao título deste artigo.
Já era de se esperar. Na época, a Apple havia acabado de comprar o direito do CUPS, e eu cheguei falar com ele sobre a noticia que havia acabado de ser publicada. A resposta dele?
Ainda bem que a Apple comprou essa porcaria, porque esse lixo nunca funcionou.
Daí eu fiquei asim... ¬¬
Bom, ele estava lendo um livro da LPI. Assunto vai, assunto vem e a unica coisa que percebi era que ele tinha ego muito alto. O que mais me intrigava era esse fato do cara se auto-considerar o bom no mundo UNIX.
Dentre um dos assuntos, foi exatamente a recompilação de kernel que ele afirmou que isso no linux não funcionava. Perguntei o por que ele simplesmente respondeu que não funcionava. foi daí que eu perguntei umas três vezes:
"Tudo bem, mas por que não funciona?"
E a resposta dele foi:
"Porque não funciona!"
Fiquei atônito a principio, mas eu ja devia esperar isso de alguém que afirma que o CUPS não funciona. Mas insisti assim mesmo:
"Tá... mas... por que não funciona?"
E a não espantosa resposta foi:
"Porque não funciona!"Não sei por que insistir em querer saber a opinião dele, mas perguntei novamente o por que não funcionava. Não é que o cara exaltou o ânimo e a voz e respondeu?
"PORQUE NÃO FUNCIONA! FAZ O SEGUINTE, BAIXA O KERNEL, COMPILA E BOA SORTE!"
Ok, sem falar nada, fiz um teste no cara perguntando quanto a compilação do kernel do FreeBSD e a resposta dele foi:
"Já a recompilação no BSD funciona."
Não discordo disso. A compilação do kernel do FreeBSD funciona (assim como a compilação do kernel Linux também). Sabe que eu não entendo com qual conclusão um cara desse está usando Linux. Como ele acha que as distribuições são construídas? Eles compilam o kernel para possamos utilizar a distribuição. O kernel não estaria disponível simplesmente no site kernel.org por estar.
Outras curiosidades que ele disse é que ele fez a recompilação via "apt-get" e funcionou ¬¬.
E... ele acha que a comunidade Debian (ou qualquer outra comunidade) instala o kernel em sua distribuição como?
O cara era demais. Comecei a atuar como repórter fazendo com que o peixe mordesse a isca. Primeiro deixei o cara com o ego lá no alto e depois perguntei qual tinha sido a primeira distro que o cara usou. A resposta do cara foi:
"Linux 3. Chamava-se Linux 3. Não existia esse negócio de Debian, Red Hat, Slackware. Chamava-se simplesmente Linux 3."
Daí eu perguntei:
"E quando foi isso?"
Ele respondeu:
"Em 1.999."
Ah... ¬¬
Parece que ele percebeu a cagada que ele falou, parou por um momento e tentou corrigir:
"Se bem que eu dei rpm nele, então eu acho que era um Red Hat."
Ah... ¬¬
Então, este foi um artigo simplesmente para vocês sentirem o drama do que aconteceu, antes de eu postar o artigo sobre o a recompilação do kernel. Espero que gostem deste próximo artigo que eu vou trazer de volta a vida.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.