Resumo do mês Funtoo Linux

  Para promover o projeto Funtoo (que é uma distribuição que percebo ser muito visionária), pretendo fazer sempre um resumão do mês aqui, para que todos saibam o andamento do projeto.

novo-visual-do-site-funtoo-linux.

Resumo do mês Funtoo Linux

 Foi iniciado por Daniel Robins, o Project Unfork. Esse projeto visa reduzir o número de pacotes forks do Gentoo para o Funtoo Linux e os transmitir em outros métodos para promover builds mais consistentes. 

 No dia 22 de Setembro, foi postado por Daniel Robins via Twitter que inicio do projeto Unfork. Desta forma, Daniel pode focar mais no R&D do que manter os ebuilds diariamente.


Foi criada no dia 4 de Outubro deste ano uma arvore para o projeto no GitHub que pode ser clonado. A arvore Unfork foi emergida na arvore principal do Funtoo no dia 12 de Outubro deste ano (mesmo o OpenRC do Funtoo Linux, que é um fork do OpenRC do Gentoo, entrará para esse processo).

 O Status do projeto pode ser acompanhado em http://www.funtoo.org/News:Project_Unfork_Status.

What's Unforked?

 A arvore Project Unfork atualmente inclui os seguintes componentes unforked:
  • O Progress Overlay foi removido e realizado upstream dos ebuilds do Python do Gentoo estão disponíveis ao inves de (unfork de ~500 pacotes)
  • O Funtoo GNOME Overlay foi removido os ebuilds upstream Gentoo GNOME estão disponíveis ao inves de (unfork de ~200 pacotes)
  • Portage-2.4.0 (2.4.0 é a nossa versão do upstream 2.2.2.1) está disponível e recomendada para ser utilizada.

 Atualmente é preciso testar o portage-2.4.0 e o GNOME 3.16, com uma enfasi no funtoo-current build, e emergir várias coisas sem blockers ou outras complicações. 

 Saiba o que são forks no artigo:
O que são forks?

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra