Estrutura de sistema de arquivo parte I
Sistema de arquivo é o método de armazenar e organizar coleções arbitrária de dados em uma forma utilizável a humanos.Quem acompanha o canal Toca do Tux já deve ter assistido o vídeo "Filesystems (vale a pena saber?)" onde narro um pouco sobre o assunto.:
Antes de dar inicio ao assunto quero fazer um esclarecimento. Vi certa vez um amigo compartilhar em uma rede social como o sistema de arquivo é estruturado e fez o seguinte comentário:
Se notarem, esse meu amigo fez até a observação corrigindo o que afirmam. |
Diretórios são em uma interface gráfica as pastas que visualizamos. O termo pasta foi adotado pela Apple para facilitar para os usuários (ficar algo, digamos, mais amigável).
As informações sobre para que serve cada diretório podem ser obtidas e lidas na documentação FHS. O FHS (Filesystem Hierarchy Standard) é a documentação que define e descreve a utilidade de cada diretório, quais diretórios são necessários, quais são opcionais e quais são sugeridos nos sistemas Unix (uma herança que os Unix tem em comum).
Um dos escritores responsáveis pelo FHS foi Rusty Russell (conhecido também por ser o desenvolvedor que originalmente escreveu o Ipchains e o Netfilter/Iptables, iniciou o trabalho de desenvolvimento do Hypervisor Lguest no kernel Linux e em 2009 integrou a equipe do Samba).
Rusty Russell na conferência Australiana linux em Janeiro de 2011 |
man iptables |
Mais informações:
- https://wiki.linuxfoundation.org/en/FHS
- http://www.linuxfoundation.org/collaborate/workgroups/lsb/fhs
- http://refspecs.linuxfoundation.org/fhs.shtml
- http://www.tldp.org/LDP/Linux-Filesystem-Hierarchy/html/Linux-Filesystem-Hierarchy.html
- https://www.kernel.org/doc/Documentation/filesystems/ramfs-rootfs-initramfs.txt
- https://en.m.wikipedia.org/wiki/Rusty_Russell
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.