Progresso No Projeto Caixa de Ferramentas do Unix

 Como todos os que me acompanham sabem, eu possuo no GitHub um manual conhecido como Caixa de Ferramentas do Unix. Neste artigo Vou passar para vocês como está andamento do projeto.

Progresso No Projeto Caixa de Ferramentas do Unix

 Não somente possuo esse manual Caixa de Ferramenta do Unix como também traduzo a documentação do Funtoo. Cheguei a fazer um vídeo no meu canal assim que havia terminado a tradução do manual e disponibilizei no GitHub:


 Esse manual constitui-se de uma coleção de comandos. Nele podem ser obtidos informações para quem trabalha com tarefas administrativas com servidores Linux (diferentes distribuições como Debian, Red Hat, SuSE e Ubuntu) como também servidores Unix (BSDs/MacOSX/Solaris).
 O manual está sob licença Creative Commons e aceita contribuições de todas as pessoas que tenham interesse em participar. Vamos trabalhar juntos para ter uma ótima documentação.

 Revisões ortográficas e de comandos precisam ser realizadas e isso envolve tempo e muito trabalho. Por essa rasão, ele foi disponibilizado como versão alpha (0.1) quando o postei como pela primeira vez.

 Passado tempo, o manual vem recebendo contribuições de alguns bons amigos como Rumbles Soppa e Gabriel Almir. Agora contamos com as contribuições de Gabriel Masson e Tiago Alves, em que ambos criaram forks do manual.
 A ideia é que todas as melhorias obtidas de ambos os forks, serão incorporadas ao manual que possuo (uma boa ideia que o Gabriel Masson teve). Como algumas melhorias já começaram a aparecer, agora ele está disponibilizado na versão 0.3 (ainda alpha, mas já é um progresso).

Uma novidade foi o link criado pelo Gabriel Masson que pode ser visto direto do navegador sem a necessidade de baixar. leia em https://tocadotux.github.io/unix-toolbox/
 Os Links dos projetos dos contribuintes podem ser conferidos logo na descrição. Agradeço a todos que vem contribuindo.

Gabriel Almir (mano Kewer): https://github.com/gabrielalmir10
Gabriel Masson: https://github.com/gmasson

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra