As 5 Ultimas Notícias Da Semana Sobre Linux

Com o lançamento do kernel Linux 4.1 e a Linux Foundation anunciando o projeto Open Container, achei interessante publicar a noticia aqui também.


Lançado o kernel linux 4.1; CryEngine da Crytek Adota Linux; CII Financia Três Projetos OpenSource; Patch de Correção para o Adobe flash Player; A Linux Foundation anuncia projeto Open Container Project

 1) Kernel Linux 4.1 é lançado: No dia 22 de Junho foi lançado o kernel Linux 4.1. Além das versões 3.10.X, 3.14.X e o 4.0.X, a versão 4.1 possui LTS (Long Time Support). Recentemente foi encontrado um bug no kernel 4.0.2 na questão de uso do uso de RAID com o sistema de arquivos EXT4. É dito que esse bug que afeta diretamente todas as principais distribuições, que além de estar presente também no kernel 4.1, ainda não possui previsão para correção. Dentre seus novos recurso, podemos encontrar:
  • Novo driver Nouveau DRM driver que traz suporte a NVIDIA Geforce GTX 750.
  • O sistema de arquivo EXT4 file agora possui suporte a file-system level encryption.
  • Melhor suporte aos processadores Intel Atom (Bay Trail).
  • Suporte ao novo Intel Skylake.
  • Algumas melhoras ao sistema de arquivo Btrfs.
Linus afirma que obviamente o merge window para a versão 4.2 está aberta (merge window é o processo de desenvolvimento de software que é utilizado para grandes projetos), o que significa que provavelmente teremos um RC pronto em algumas semanas.

2)CryEngine da Crytek adota Linux; isso significa suporte ao SteamOS. Pois é, o bagúiu tá ficando louco para o lado do Linux no mundo dos games.

O Dionatan do canal e blog Diolinux já havia publicado dois artigos sobre o CryEngine para Linux, sendo um em Março desse ano e outro em 2.012 que podem ser conferidos abaixo para mais detalhes (por que convenhamos, sou péssimo para jogos):


3) A Iniciativa de Infra estrutura núcleo da Linux Foundation (The Linux Foundation's Core Infrastructure Initiative, também chamada CII que foi criada em abril de 2.014 devido as noticias da vulnerabilidade heartbleed do OpenSSL) anuncia o financiamento de 452 mil dólares para três novos projetos de segurança open source. Esses três projetos são:

  • O projeto Reproducible Builds (recebeu $200,000) que é uma ferramenta em que o usuário final pode comparar o que obtêm de uma distribuição com o que os desenvolvedores ou o gerenciador de pacotes cria.
  • Outro é o Fuzzing Project ($60,000) que é uma ferramenta common code testing approach que analisa o que acontece com as inputs de programas.
  • O terceiro ($192,000) é o False-Positive-Free Testing que tem suas raízes em código fechado. O maior objetivo desse projeto é fornecer à comunidade ferramenta novos bugs criticos para a segurança em projetos open source. Nos próximos 10 meses, a equipe de Pascal Cuoq (líder do projeto) estará trabalhando em várias comunidades oper-source para alcançar esse objetivo.
A CII continuar a focar em identificar projetos que precisam de ajuda.

4) Lançado patch de correção de emergência a vulnerabilidade Zero-day no Adobe Flahs Player que podia permitir a hackers executar códigos remotos e assumir controle da máquina infectada. Esse patch está disponível para download no próprio site da Adobe.

5) A Linux Foundation anuncia projeto Open Container Project que é feito pela união dos projetos Docker e CoreOS para padronizar runtime e formato de imagens.
O Docker ajudou muito a popularizar o uso do Linux containers como uma alternativa lightweight (peso leve) para máquinas virtuais que muitas empresa utilizam para executar múltiplas aplicações em seus servidores físicos.
Foi aí que essas duas startups deixaram de lado suas diferenças e passaram a concordar em alguns padrões. Outras empresas estão participando do projeto, como: Amazon Web Services, Apcera, Cisco, CoreOS, Docker, EMC, Fujitsu Limited, Goldman Sachs, Google, HP, Huawei, IBM, Intel, Joyent, Linux Foundation, Mesosphere, Microsoft, Pivotal, Rancher Labs, Red Hat, and VMware.
Essa é a página oficial do projeto e no Github:
Espero que gostem :-)

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra