ClonOS - Uma alternativa ao Proxmox baseado no FreeBSD |
Depois que Xen server passou a ser pago, muitos profissionais passaram a migrar os seus clientes para outra solução como o Proxmox, o xcp-ng, o oVirt e até mesmo o Openshift da Red Hat que possui suporte a virtualização; a Nutanix também entra nesta briga como uma briga como concorrente da VMWare e muitas vem migrando para containers o máximo de aplicações possíveis e que pode gerar economia ainda maior:
No ano passado, a VMWare foi adquirida pela Boradcom pelo valor de US$ 61 bilhões (uma das mais caras aquisições da indústria de tecnologia). Após esta aquisição, os produtos e serviços da VMWare passaram a ficar mais caros e consequentemente, as empresas que as possuíam, passaram a buscar outras soluções em virtualização. Há empresas que já mantinham outras alternativas de virtualização atuando paralelamente dentro de suas infraestruturas exatamente para se prevenirem de casos inesperados (lógico que tudo isso tem um custo que a curto prazo pode parecer caro, mas não quando necessário remediar a situação). Bom, e no meio de tantas soluções de virtualização no Linux (Linux é o sistema operacional com o melhor suporte a virtualização que existe), uma equipe desenvolvedores de FreeBSD decidiu projetar uma alternativa que a chamaram ClonOS.
- Virtualization limits for Red Hat Enterprise Linux with KVM - Red Hat Customer Portal
- Virtualization Tuning and Optimization Guide | Red Hat Product Documentation
- Manual: qm.conf - Proxmox VE
ClonOS: Uma alternativa ao Proxmox Baseada no FreeBSD
ClonOS é uma plataforma baseada no FreeBSD e no framework CBSD que eu já abordei aqui no blog no artigo CBSD sendo portado para DragonflyBSD. O ClonOS vem com interface web para facilitar o controle, deploy e gerenciamento dos containers jails do FreeBSD e dos ambientes de virtualização tanto do Bhyve quanto do Xen. Além disso, o ClonOS disponibiliza suporte ao 9p (sistema de arquivos do plan9 utilizado o WSL) para ser utilizado no compartilhamento de diretórios do bhyve via virtio-p9; Bhyve management para criar e excluir VMs; conexão com console "físico" de convidado via VNC do navegador ou diretamente pelo sistema; monitoramento em tempo real; acesso a estatísticas de carga através do SQLite3 e beanstalkd; suporte a ZFS; import/export de ambientes virtuais; repositório público com virtual machine templates e ajuda baseada em puppet para a configuração de serviços populares. Há ferramentas que estão em andamento.
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.