Tidy First?: Minirrefatorações para um melhor design de software |
Código bagunçado é um transtorno. É preciso fazer o "tidy" do código para que fique mais legível, e isso exige dividi-lo em seções gerenciáveis. Neste guia prático, o autor Kent Beck, criador da Extreme Programming e pioneiro dos padrões de software, sugere quando e onde podemos aplicar as tidyings a fim de melhorar o código, nunca se esquecendo da estrutura geral do sistema.
Com este livro, em vez de tentar dominar as técnicas de tidy de uma só vez, você testa alguns exemplos que façam sentido para o seu problema. Caso tenha uma função enorme com muitas linhas de código, aprenderá como dividi-la logicamente em partes menores. No decorrer da leitura, você aprenderá a teoria que embasa o design de software: acoplamento, coesão, fluxos de caixa descontados e opcionalidade.
Esta obra ajuda os leitores a:
•Compreenderem os princípios básicos da teoria de como funciona o design de software e os elementos que o influenciam
•Explorarem a diferença entre mudanças no comportamento de um sistema e mudanças em sua estrutura
•Melhorarem a própria experiência de programação, às vezes, fazendo o tidy primeiro (e, em outras, fazendo o tidy depois)
•Aprenderem a fazer grandes mudanças dando um passo de cada vez, com segurança
•Abordarem o design de software como uma prática voltada às relações humanas
"Design diz respeito aos padrões que moldamos com nosso código, e Kent nos ajuda a moldar padrões ainda melhores. É um livro fundamental sobre um tópico importante." — Dave Farley - Fundador e diretor da Continuous Delivery Ltd.
"Esta obra fornece dicas práticas para desenvolvedores de qualquer nível, a fim de ajudar a melhorar o código com o qual trabalham." — Sam Newman Consultor independente, tecnologista e autor dos livros Criando Microsserviços e Migrando sistemas monolíticos para microsserviços, ambos publicados pela Novatec Editora
"Apesar de simples, quando lemos, nos questionamos por que não tivemos essas ideias antes. Leitura recomendada para quem sabe a importância de um código limpo e legível". — Gergely Orosz, Autor do blog The Pragmatic Engineer
Mais dicas de leitura podem ser conferidas clicando aqui
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.