PX5: Um sistema operacional Real Time ótimo para embarcados |
Em 2017 eu havia postado um artigo que, devido ao tamanho do Linux, RTOSes (Real Time Operating System = Sistemas Operacionais em Tempo Real) estavam ganhando mais destaque em IoT do que o Linux. Foi apresentado soluções de reverter essa situação reduzindo tanto o tamanho do kernel quanto do filesystem. Mas os RTOSes voltam a ganhar destaque; especificamente o PX5.
O PX5 é um RTOS da quinta geração projetado para aplicações em embarcados como semáforos, mutex, fila de mensagens e IoT. Focado em tamanho, desempenho, segurança e proteção reduzindo o time-to-market, melhorando a qualidade de firmware e aprimorando a portabilidade entre plataformas.
No site oficial do PX5 é descrito que:
"Liinux é um dos sistemas operacionais mais populares no ambiente de embarcados detendo a marca de 70% deste mercado. Porém Linux é muito intensivo no uso de memória e de processamento dentro deste tipo de plataforma".
E não; antes que algum apaixonado se manifeste, utilizar Rust NÃO solucionaria este problema. O que pode ocorrer na verdade é o contrario; os binários Rust são simplesmente enormes. A ideia do PX5 é trazer as pthreads da API POSIX encontrada em embarcados Linux para dentro do RTOS em dispositivos com recursos limitados.
PX5 RTOS + Pthread do Linux |
Implementado sob funções da linguagem C, PX5 é um dos menores RTOSes dependendo de menos de 1KB de FLASH e 1KB de RAM em microcontroladores de 32 bits à 80MHz. O PX5 também é extremamente rápido e eficiente podendo completar o seu carregamento em menos de um microsegundo (podendo ser instalado e utilizado em minutos) além de conseguir determinar quais threads serão ou não necessárias para o dispositivo.
O PX5 é projetado explicitamente para segurança em proteção incluindo a tecnologia patent-pending Pointer/Data Verification (PDV) que é uma técnica que ajuda a detectar e mitigar corrupção de memória intencional ou acidental.
Design do PX5 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.