dietlibc poderá receber novas atualizações |
Um cara chamado Gabriel Ravie (que também é contribuidor da musl) entrou em contato com a equipe da dietlibc para que pudesse reportar bugs relacionados ao suporte à unidade de ponto flutuante. Houveram respostas de membros do projeto e até mesmo do Felix informando que o suporte a ponto flutuante na dietlibc infelizmente é na melhor das hipóteses, incompleto.
"Eu escrevi um códigos de formatação de "segure a minha cerveja" uns dez anos atrás que falha com mais frequencia do que funciona. Eu amaria ter um patch de alguém que saiba o que está fazenda." Disse Felix
O interesse de Gabriel Ravie é em sua maior parte, academico e em seu projeto pessoal chamado Yalict (e que pode ser conferido clicando aqui). A partir daí, Gabriel Ravie trabalhou em 8 patches com correções de bugs e adição de novos recursos a dietlibc. O assunto aqui talvez seja um pouco técnico demais para usuários comuns mas não quero deixar de relatar. Como sempre alguém pode aparecer aqui e dizer:
Mas em que isso é importante para o usuário final?
Parece que este argumento virou moda na boca dos usuários de Linux ao longo dos anos. PRIMEIRO que geralmente as informações aqui do meu blog e do meu canal não tem como foco ser voltados a usuário final, outros já fazem isso. SEGUNDO... está descrito que este artigo é para usuário final? E TERCEIRO e mais importante é que nada do que está escrito aqui é importante para um usuário final; porém sem tais recursos, o usuário final acaba não tendo a aplicação que ele utiliza. Exemplo disso; o que é importa para o usuário final saber que o ntfsv3 não possui suporte a shared-write mmap? Nada, mas sem o shared-write mmap no ntfsv3, o usuário final não consegue rodar a Steam.... Agora então vamos as novidades da dietlibc.
Seis desses patches s'ao voltado a correções de erros do printf (relacionados a formatação de valores mínimos de tipos restritos, ao printf("%.10000000d", 1) retornar valor como 10000000) e do scanf permitindo que armazene de tamanho de ponteiros corretamente. Outros dois corrigem flags que são ignoradas pela dietlibc como 0 retornando valores errados.
Além de correções, Gabriel Ravier também adicionou novos recursos para realizar conversão (que não vou entrar em detalhes) à dietlibc como %t ao printf e suporte %j, %z %t ao scanf. Além destes recursos, há também uma implementação de suporte inicial à %c. e a função wcsncmp para realizar comparação de caracteres. Agora é aguardar que seja lançada uma nova versão da dietlibc com tais melhorias.
Se não fossem ideologias e filosofias desnecessárias nas comunidade, dietlibc deveria ter sido ao longo dos anos a biblioteca sucessora da glibc nas distribuições Linux e não terem criado um fork (sim, a libc6 nas distribuições Linux é na verdade um fork da glibc e não a glibc em si, que inclusive já morreu). Por conta disso, a biblioteca recebeu menos atenção que merecida e muitos recursos levam muito tempo para aparecer. Mas como sempre, nunca sabemos sobre o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.