Gavin Howard é bem dedicado no cuidado de desenvolver o comando bc. Hoje (dia 10/06/2022) Gavin lançou duas versões; a versão 5.3.0 as 12:00 (09:00 da manhã aqui) e três horas depois (14:48:29 MDT. 11:48:28 GMT aqui) a versão 5.3.1.
Na versão 5.3.0 foi adicionado novos recursos e novas correções de bugs passando a ter suporte a editline e readline history; suporte a opções de linha de comando de definir scale, ibase, obase, e seed (algo que Gavin afirma que discordava da ideia mas que foi solicitado há um bom tempo). A versão do Windows recebeu correção no history foi e reabilitado; manuais recebram correções de informações e formatos diferentes para serem mais confiáveis.
Já a versão 5.3.1 recebeu a correção de um problema na implementação para FreeBSD (sua maior base de usuários) e também um problema no en_US locale.
Pode ser que a versão 5.3.0 já está boa o suficiente para você caso não utilize FreeBSD (ou pode ser que que não. Quem garante que não vá precisar utilizar FreeBSD e precise da versão 5.3.1. Sempre peque pelo excesso e não pela falta).
Para habilitar o recurso editline, basta utilizar a opção -e no arquivo configure.sh e -r para readline.
Na primeira linha selecionada de branco, é possível ver que eu escolhi a opção -e e na segunda, a opção BC_ENABLE_HISTORY=1 que significa que o editline foi habilitado (0 significa não habilitado) |
Eu gostaria de dedicar este artigo à Lorinda Cherry, uma das autoras do bc e do dc que faleceu em Fevereiro de 2022 aos 77 anos. Lorinda aparece no famoso vídeo UNIX: Making Computers More Productive - AT&T Archives film from 1982, Bell Laboratories entre os autores do unix Kan Tompson e Dennis Ritchie (Lorinda também merece este mérito). Sua pesquisa sobre dc e bc pode ser conferida clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.