No dia 6 de Maio foi lançada a versão 0.8.7 do toybox; o terminal de comandos padrão do Android. O toybox é utilizando também em vários outros projetos como o sbase, no POSIX-2008/SUSv4, no Linux Standard Base, no buildroot, na klibc (que já teve vídeo no canal), no Nash do Fedora, no Beatiebox do FreeBSD, no BsdBox, e vários outros projetos.
NOVOS COMANDOS
O toybox 0.8.7 recebeu novos comandos: uclampset, gpiodetect, gpioinfo, gpioiget, gpiofind, gpioset e uma versão simplificada do httpd (inicialmente para realizar testes com o comando wget) porém, o comando catv foi removido já que todos utilizam o comando cat com a opção -v (honestamente eu nem tinha reparado nesse comando no toybox).
Os comandos host, wget, openvt e deallocvt saíram do diretório pendentes para revisão e foram promovidos para estáveis depois de receber limpezas (aí eu senti firmeza). Outros comandos também receberam limpezas como nos comandos ping, fsync, ionice, pmap, truncate, timeout, tty, factor, mount, fusão do chvt/deallocvt para o openvt.c; fusão do lspci.c para o lsusb.c permitindo que compartilhem arquivos de configuração (config file reading infrastructure) e remoção do arquivo lib/linestack.c que ficou parado lá por anos. Vale a ressalva que esses comandos ainda permanece em pendentes ou já eram declarados estáveis.
NOVOS RECURSOS
Há também novos recursos em comandos já existente como o top que agora permite se locomover entre a lista SHIFT LEFT/RIGHT (esse eu achei doido); o find -samefile (além das correções de bugs nas opções -newerXY e @time.nanosecond parsing), o cmp -n, o tar recebeu a opção --strip components e as opções --owner e --group agora permitem especificar :UID e :GID; os comandos lsusb e lspci agora realizam a leitura dos arquivos /etc/{usb,pci}.ids[.gz] para proporcionar leitura humana; o ifconfig se tornou capaz de renomear interfaces.
CORREÇÕES DE BUGS
Houveram várias correções de bugs também como no cp --preserve xattr e cp --xattr (nesse último caso evitam copiar contextos do selinux); o sort -u; wget -O - (agora escrevendo na saída); pwget -B remove mais caracteres que outras implementações não emitem; sed agora trabalha com múltiplo w para o mesmo arquivo (essa é a versão de ser que eu mais gosto. Leia também sobre o minised); correções no nl -E, realpath -e, várias no sh (${X: -1:1} que não é o mesmo que ${X:-1:1} devido :- possuir um sentido especial).
Um desenvolvedor do Google enviou um patch para o toysh eliminando avisos desnecessários quando compilado com o clang. Mais sobre o avanço do toybsh pode ser conferido no próprio blog do Rob Lanldey clicando aqui. Muitas pessoas andam dando bastante atenção ao toysh pois esse será um grande salto para o Android. Com isso, muitos testes estão sendo realizados como o próprio Rob mencionou em seu blog que possui notas de teste para o toysh como como echo $ (se verdadeiro); echo $ (verdadeiro &&) e echo $(case a in a) echo hello;; esac) que podem produzir erro de sitax. Eu mesmo recentemente postei um vídeo explicando como eu reportei a Rob Landley o bug que encontrei.
Eu incentivo a todos a testarem seus scripts com o toysh e caso apresentar erros, reportem os erros e como reproduzí-los pois isso facilita bastante os trabalho da equipe (seus testes são importantes); quanto mais testes forem realizados, melhor para que o toysh execute scripts com a mesma fidelidade e compatibilidade que outros terminais. Rob landley mesmo postou em seu blog que está realizando vários testes e que "é por isso que ele tem/precisa de muitos testes".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.