No site reddit, um cara chamado leo_vir postou que havia formatado seu cartão SD do seu Steam Deck com o Btrfs reduzindo os jogos de 19.7GB para 14.6GB.
Esse é o tipo de teste que o Renato do blog FastOS já havia feito e pode ser conferido clicando aqui
Depois disso algumas pessoas começaram a perguntar se houve impacto do desempenho devido o recurso de compressão do sistema de arquivos. Com isso, Leo_vir postou outro teste demonstrando o desempenho com dois cartões microSDs de 16GB, sendo um formatado com o ext4 e outro com Btrfs+Zstd.
Cartão MicroSD formatado com o sistema de arquivos ext4 |
Cartão MicroSD formatado com o sistema de arquivos Btrfs |
Leo_vir utilizou o game Cities: Skylines com seu recurso loading screen mod não sendo necessário gravar manualmente quanto tempo leva para ser carregado já que recurso faz isso automaticamente. Outro ponto que que Leo_vir nota é que ele carregou o cenário 'Fix the Traffic' três vezes em cada microsd gerando os seguintes resultados:
btrfs+zstd ext4
First load = 1:01 First load = 1:29
Second load = 0:43 Second load = 0:54
Third load = 0:43 Third load = 0:52
Depois Leo_vir criou uma partição no nvme do seu Steam Deck formatando-a com os dois sistemas de arquivos e realizando os mesmos testes. Os resultados podem ser conferidos a seguir:
btrfs + zstd ext4
First load = 0:43 First load = 0:43
Second load = 0:28 Second load = 0:27
Third load = 0:28 Third load = 0:27
No caso do NVME, Leo_vir nota que não há diferença entre ambos os sistemas de arquivos a não ser pelo fato de compressão do Btrfs (eu notaria os demais recursos que você pode conferir nas minhas aulas como checksum, deduplicação e muito mais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.