Engenheiros da Amazon começam a trabalhar em um novo recurso de memória para Linux (fonte da imagem da memoria RAM: pngegg |
Engenheiros da Amazon andam trabalhando em um recurso para Linux chamado DAMON que serve para monitoramento de acesso que lida com sistemas que possuem alto carregamento de memória. DAMON é um framework que torna o motor de gerenciamento a acesso de dados da memória mais útil para ambientes de produção e implementa um módulo estático do kernel para recuperação proativa leve utilizando esse motor.
De acordo com send Request enviado, a empresa Google (agradeço ao Helio Loureiro por ter revisado o erro para mim) já implementa a mesma ideia em seu data center para eliminar altos consumos de CPU e memória e por fim a empresa propôs o solução no evento LSFMM'19. DAMOS melhora o limite de velocidade, a priorização e o uso de Watermarks. Ele encontra regiões na memória que não são acessadas por um específico espaço de tempo e limpa a página.
Alguns problemas ainda existentes são o fato de que a versão atual do DAMOS só possuir suporte a endereçamento de espaço virtual; já esse novo patchset trás suporte a acesso endereçamento físico. O controle muito agressivo que pode causar em overhead arbitrário.
QUER APRENDER A UTILIZAR LINUX DE VERDADE, ENTÃO VENHA APRENDER COMIGO ;) |
Será possível controlar o DAMONS através da linha de comando e ou através do sysfs (/sys/modules/damon_reclaimparameters/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.