Tracker Miner FS (ou tracker-miner-fs ou simplesmente tracker) é um indexador de sistema de arquivos utilizado pelo Gnome para que possamos realizar nossas busca de forma eficiente. Todos os arquivos do seu home (Documents, Music, Pictures, Videos e Downloads) são indexados automaticamente pelo Tracker Miner FS.
O que aconteceu foi que esses dias inesperadamente ocorreu que o Gnome estava me enviando uma notificação de erro e que, analisando as mensagens que podem ser conferidas abaixo, estavam relacionadas ao Tracker.
Até aí tudo bem se tivesse ocorrido uma vez só. O problema é que as notificações passaram a ser continuas e em uma sequencia exagerada (apareciam no intervalo de segundos).
Daí esses popups começaram a me incomodar e eu cheguei a tentar reportar o erro porém, não funcionou; aconteciam erros e abortava. Então eu resolvi pesquisar e descobri que pessoas tiveram problemas com o tracker-miner-fs como alto consumo de CPU.
A SOLUÇÃO
Foi daí que descobri um um site chamado Linux Uprising (pena que não sei quem é o autor) que dá uma dica muito simples de como solucionar isso; só faço as minhas observações.
- A primeira é que os comandos serão executados como usuário comum.
- A segunda dica é não remover o tracker (isso pode gerar erros pois ele poderá remover coisas que você precise).
- A terceira é que talvez o primeiro comando nem será necessário.
Agora basta seguir os dois comandos sendo o primeiro o systemctl como na sintaxe abaixo:
Depois disso, basta executar o comando tracker reset -r. O comando pedirá que confirme pois é informa que poderá ocorrer perda de alguns dados. Mas fazer o que? Ou resetamos o tracker ou os erros continuam ocorrendo (ainda bem que faço backup quase imediatamente).
Depois disso, está tudo certo. A notificação só apareceu mais uma vez depois que reiniciei meu computador e agora não apareceram mais. Esses são dois pontos que a equipe do Tracker precisará trabalhar para melhorar o seu uso (a do alto consumo de CPU e a possibilidade de perda de dados se resetado). Quer aprender a trabalhar melhor com indexação de arquivos? Então não deixe de conferir o meu minicurso de atributos no linux que está logo abaixo (não deixe de conferir o meu curso de migração para Linux que ao concluí-lo, você recebe o meu minicurso de atributos gratuitamente;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.