Lançado Alpine Linux 3.11.3 |
Como sempre antes de começar (e antes que alguém me pergunte o que é Alpine Linux), vamos para o arrebento... Alpine Linux é uma distribuição segura, pequena e leve que faz uso da musl como biblioteca C no lugar da GlibC e do Busybox como terminal no lugar do Bash. Outras distribuições já passaram a adotar a musl como biblioteca C padrão assim como o Alpine e há até mesmo planos para o Debian fazer o mesmo (como já houve no passado). Há outras características do Alpine Linux que podem ser conferidos no vídeo da série Os vários sabores de Linux.
Esse lançamento trata-se mais de uma versão de correções de bugs, de segurança e de incompatibilidades; mas há uma coisa que eu não quis deixar de mencionar. Apesar de Linus Torvalds já ter explicado para não adotar o ZFS devido a incompatibilidade entre as licenças do kernel e o sistema de arquivos, Linus afirma que você pode utilizar por sua conta e risco.
Vídeo no canal e artigo no blog essa semana que pode ser conferido clicando aquiE parece que é exatamente isso o que Natanael Copa fez pois neste lançamento eu descobri que Natanael Copa agora mantem uma versão LTS do ZFS na main line no kernel 5.4.12-r1. Se vai dar 3#r?@ ou não, a gente vai descobrir com o tempo. Foram mais de 70 correções e que podem ser conferidas clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.