Algoritmos - Lógica Para Desenvolvimento De Programação De Computadores |
A obra Algoritmos - Lógica para desenvolvimento de Programação de Computadores é indicada a estudantes de programação de computadores interessados em aprender e usar técnicas de programação com foco na norma ISO 5807: 1985. Apresenta diversos conceitos para que o neoprogramador tenha visão abrangente do paradigma da programação estruturada e noções de orientação a objetos, para que ao final do estudo possa ter as competências necessárias para projetar e desenvolver programas mais eficientes. Para os professores esta obra é útil como material de apoio, pois o conteúdo é explorado de forma didática.
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Contém exercícios de aprendizagem e fixação (envolvendo, em alguns casos, exemplos matemáticos e, em outros, exemplos lógicos). O ensino se inicia dos pontos mais simples de programação, a partir das instruções e dos tipos primitivos de dados, passa pelas estruturas de decisão, execução de laços, tabelas e por fim chega à programação estruturada com a utilização de sub-rotinas, com a apresentação dos princípios da programação orientada a objetos.
Link para o livro Algorítimos - lógica para desenvolvimento de programação de computadores
Aborda aspectos históricos, como origem, fundamentação do tema, breve análise da programação estruturada em comparação com a programação orientada a objetos, resumo dos termos usados e discussão sobre polimorfismo versus polimorfismo. Além desses detalhes, trata de classe, objeto, atributo, método, herança e encapsulamento, com alguns exemplos de aplicação para auxiliar a compreensão de estudantes e o trabalho dos educadores.
A parte dos apêndices fornece a resolução de alguns exercícios de fixação e também alguns exemplos de codificação de programas escritos nas linguagens formais de programação PASCAL, BASIC (em modo estruturado sintaxe Quick BASIC e Visual Basic.Net), C, C++ e Lua, além da codificação em português estruturado.
Nesta vigésima nona edição, estão sendo estabelecidos alguns pequenos ajustes ao longo do texto, além do acréscimo de novos exercícios no Capítulo 3. Com relação ao Capítulo 12, foi realizada uma nova reestruturação, tornando-o o mais didático possível, dentro da filosofia de orientação a objetos, pois desde a vigésima sexta edição, quando este capítulo foi inserido na obra, este passou a ser o ponto de nossa maior atenção: essas mudanças decorrem da interação com nossos alunos em sala de aula e a partir do posicionamento de dúvidas apresentadas e explicações dadas.
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