Btrfs-list para gerenciamento de subvolumes e snapshots

Depois de longos anos já tendo o Btrfs  como seu principal sistema de arquivos e também tendo experiencia com o Zfs, o fracês Stéphane Lesimple sentiu falta de algo como o comando "zfs list" que é ótimo para gerenciamento de subvolumes e snapshots com argumentos do tipo:
"Quem está usando mais no meu file system". 
 Por esse motivo, Stéphane desenvolveu um módulo em Perl para listar subvolumes e snapshots no Btrfs para seu próprio uso e decidiu disponibilizar para a comunidade testar.
btrfs_list
btrfs-list
 Esse módulo pode exibir hierarquia complexa de snapshots ou até mesmo ou ajudar a encontrar grandes snapshots que você pode querer eliminar se estiver sem espaço. Uma outra característica é a forma amigável de coloris para facilitar a identificação (sendo uma outra crítica que Stéphane tem sobre o Btrfs é o fato das ferramentas do sistema de arquivos não serem amigáveis).
CURSO DE SHELL SCRIPT DO MATEUS MÜLLER
 Stéphane disponibilizou seu código no Github com alguns snaphots para lhe dar uma noção de como funciona.
Confiram o Btrfs-list clicando aqui

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »