Shorewall pode estar chegando ao fim :(

(Shorewall Logo)
Shorewall, a ferramenta de configuração do alto nível do Netfilter
 Shorewall, ou Shoreline Firewall é uma ferramenta de configuração de gateway/firewall de alto nível para o filtro de pacotes do Linux, o Netfilter. Mas infelizmente, o Shorewall pode estar chegando ao seu fim.

 Isso porque seu mantenedor anunciou que está se aposentando e se afastando do projeto. Tom descreve em sua ultima mensagem que é hora de dizer adeus depois de passar cinquenta anos trabalhando na área e estar na metade dos seus setenta anos.

 Com isso, o ultimo lançamento do Shorewall pode acabar sendo a versão 5.2.3 disponibilizado no dia 14 de Fevereiro.

 Agora fica a critério das comunidades se unirem e dar continuidade ao legado deixado por Thomas M Eastep. O bom é que temos essa ferramenta disponível nos repositórios de muitas distribuições. O que faz com que o programa continue recebendo patches e que podem ir para a sua main line. Mas por quanto tempo estará nos repositórios? Não podemos prever.


 Então, se você está a procura de um projeto para contribuir com a comunidade Linux, manter o Shorewall pode ser uma boa ideia.
Mensagem de despedida de Thomas M Eastep

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »