Essa semana decidi debater sobre o malware que assustou muita gente e estou reforçando o compartilhamento deste vídeo através deste artigo para quem ainda não assistiu. Também para reforçar a live que terá com o Heitor Faria do projeto Bacula :)
Este malware não representava uma real ameaça; para quem não sabe, depois da criação daddblocks, mineração de dados virou a febre do momento. E o que os addblocks tem a ver com isso? Minerar dados foi a outra que encontraram de ganhar dinheiro. Há até mesmo pessoas bem sucedidas financeiramente que compraram parques de maquinas inteiros ou empresas inteiras para poder minerar dados; e competir com pessoas assim, se torna quase impossível... até que alguém uma boa ideia; e essa ideia, é minerar dados através da máquinas de outros usuários em massa ;)
E como fazer isso? Foi aí que desenvolvedores de software tiveram a grande ideia de minerar dados através de máquinas de usuários de seus programas. Até mesmo programas de torrent, o Pirate Bay e jogos do momento tanto em desktops quantos smartphone estão minerando dados e quase ninguém sabe. Jogos se tornaram comum na mineração de dados.
Se calcularmos a quantidade de pessoas que estão rodando um determinado jogo que virou febre entre os usuários e se estiverem utilizando 5-8% de cada máquina para minerar dados (que é um percentual que é quase imperceptível), você tem uma quantidade enorme de poder computacional trabalhando para você de forma bem mais barata (quase e graça) do que comprar um parque de máquinas. Foi aí que o espertão do 2018 teve a ideia de entrar na jogada e achou que ninguém ia se perceber nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.