Kernel 4.12, um dos maiores lançamentos da hisória


Tudo bem, esse kernel foi lançado no dia 2 de Julho. Estou atrasado, mas não quis deixar de comentar uma vez que é dito por Linus como sendo historicamente um dos maiores lançamentos. Com 12.000 commits, somente 4.9 mil foram significativamente maiores e porque Greg Kroah-Hartman declarou essa versão um LTS (mas notei que ainda não entrou na lista ).

Esse kernel recebeu um numero absurdo de patches. Em torno de 50% dos seus patches são trabalhos feitos para ter melhor suporte em placas de vídeo da série Vega da AMD que estarão a venda ainda esse ano (e lá vem os comentários como: "Á, é por isso que você está postando essa noticia"... Galera que quiser me poupar disso, eu agradeço. Eu gosto de processadores da Intel também, lembrem-se disso). Ter suporte a hardware que ainda nem está disponível no mercado é emocionante, mas ainda mais é o trabalhando sendo feito no suporte a USB-C nativamente (portas USB-C são um sonho dos designer de utrabooks e que deu muito trabalho em seu desenvolvimento no kernel pelo tamanho poder desse novo padrão).

Esse kernel recebeu também um novo scheduler BFQ I/O scheduler (The Budget Fair Queuing), que é um novo I/O scheduler que permite que as aplicações de se tornem mais responsivas. Ao reduzir a latência em servidores, ele também ajuda a reduzir jittering e jumps quando realizar streaming de áudio ou vídeo, e aumenta a velocidade de entrega das páginas web. O novo BFQ vai tornar a vida mais agradável para o usuário final (é, mesmo com todo poder que Linux nos proporciona, o sistema operacional ainda nem atingiu todo o seu potencial ainda. Imagina quando utilizar o LLVM/Clang e a Musl como padrão). O novo Kyber I/O scheduler, por outro lado aumenta a velcidade de acesso a dispositivos de bloco.

O suporte a arquitetura ARM de 64 bits continua crescendo como para as AmazeTV da HWacom e Orange Pi PC 2.

Chips Power9 também receberam boa atenção e agora podem endereçar 512TB de espaço de endereço virtual (que deve ser interessante para gamers).

Mais informações, confiram aqui.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra