Lançado o Debian 9.0: Codenome "Stretch"


Foram vinte e seis meses de desenvolvimento da versão estável do Debian 9 (codenome Stretch) e a equipe Debian anunciou seu lançamento oficial no dia 17 de Junho. Eu pretendo fazer uso para poder conferir as novidades presentes nesta nova versão.

Vale ressaltar que a versão anterior ainda continuará tendo suporte até mais ou menos 2020. Então, quem quiser manter a versão anterior, não se preocupe, ela não está obsoleta (e sim,mais estável ainda e vale a pena continuar utilizando-a).

Dentre as novidades do Debian Stretch estão o uso do MariaDB 10.1 como padrão que acontecerá na atualização ao invés do MySQL, o Firefox e o Thunderbird ao invés do Iceweasel e o Icedove, maior segurança contra ataques maliciosos em mais 90% dos pacotes (graças ao projeto Reproducible builds), melhorias no suporte a UEFI, kernel 4.9, KDE Plasma 5.8 (que já sabem que eu vou utilizar hehehe), Chromium 59.0.3071.86 (que pretendo utilizar o próprio Chrome), systemd232 (que pretendo abordar sobre o assunto), LibreOffice 5.2, Golang 1.7, Perl 55.24 e mais meio mundo de pacotes (um total de 51.000).

dez arquiteturas são suportadas nesta versão sendo elas: EM64T, x86-32/64(amd64), IA-32 (i386), PowerPC de 64 bits little-endian da Motorola/IBM (ppc64el. PowerPC de 32 bits foi removido nesta eversão), IBM S/390 de 64 bits (s390x), armel e armhf, arm64 (AArch64), mips (big-endian) e mipsel (little-endian). Há uma nova arquitetura mips64el para hardware de 64 bits little-endian.

Quer saber mais? Confiram os links na descrição:
Noticia do lançado o Debian 9 "Stretch"Site oficialBaixe o Debian

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra