Intel lança processador Core i9-7980XE com 18-core e até 36 threads


core-9-7980xe-com-18-nucleos-e-ate-36-threads
Core i9-7980XE com 18 núcleos e (até) 36 threads
Depois que foi lançado o processador Ryzen™ ThreadRipper™ da empresa AMD com até 16 núcleos e 32 threads, agora a Intel lança a série Core-X que é a sua sétima geração de processadores chamado Core i9-7980XE com 18 núcleos e (até) 36 threads.

Eu baixei o PDF de 8 páginas sobre o processador direto do site da Intel  para dar uma lida. Eu achei até interessante se olharem o gráfico abaixo, mas não percebi muita diferença entre o Core-X e o Ryzen.
especificacoes-da-serie-core-x-da-intel
Especificações da série Core-X da Intel
RyzenCorei9X-Series
Eu percebo que é novamente mais uma ação desesperada da Intel para não perder mercado para a AMD que vem acontecendo desde o Athlon64 X2. A Intel sempre toma uma ação primeiro (devido o novo processador da AMD que é lançado) para depois a Intel lançar uma nova geração. No caso, na época do Athlon64 X2 (processador com 2 nucleos reais, com hipertranspot, consumia menos energia e esquentava menos) a Intel lançou o Dualcore (que tinha um núcleo físico e um virtual) somente para acompanhar o mercado até que fosse lançado o Core2Duo.

A mesma história se repete entre o Ryzen e o Core i9. A primeira iniciativa da Intel foi reduzir os preços dos seus processadores para agora lançar um processador igual ao Ryzen.

Não vejo a Intel inovando hà um bom tempo:
  • A Intel vem copiando a AMD há longa data
  • Os bons processadores da Intel são a partir da segunda geração de cada série (quem compra a primeira mesmo se lasca).
  • A Intel só possui processadores X86 multi-core graças a AMD ter disponibilizado estas especificações.
  • Além do Dualcore (que foi horrível) ainda lançou o CoreDuo antes do Core2Duo (varegistas até aconselhavam as pessoas a não comprarem esse processador).
  • Vem temendo até mesmo o processador ARM e já tem medo do j-core
  • Falando de ARM, que é um processador muito pequeno (chegando a ser do tamanho de uma tecla), a Intel lançou por volta de 2008 o processador Atom  que foi um fracasso. Eu até tenho um e gosto dele, mas é bem limitado em vários aspectos.
  • Sem mencionar que a Intel contratou a AMD para juntas trabalharem nos APUs Intel (uma vez que a AMD entende dessa tecnologia melhor que a Intel).
  • Lançou a série "i" (corei3, corei5 e corei7), mas que não chegou a ser grande diferença comparada a série anterior (Core2Duo e Core2Quad).
  • Agora a intel lança a série "X" (i5X, i7X e o novo i9/X) pela baranha de apenas um rim (processador caro do caramba). O i9 mesmo não possui notáveis mudanças comparado comparado ao antigo i7 e ainda possui um socket gigante com mais de 2.000 pinos (e houve ainda que me dissesse que o i9 é pequeno).
Por hora é só galera. Semana que vem tem vídeo especial no canal sobre a AMD.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra