Lançado Endless OS 3.0

Endless-OS
Endless OS 3.0
ENDLESS OS 3.0: MAIS FÁCIL DE BAIXAR E AGORA DISPONÍVEL EM DUAL BOOT

RIO DE JANEIRO, 26 de setembro de 2016 - A Endless Computadores, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para ampliar a inclusão digital, anuncia nesta segunda-feira o lançamento da versão 3.0 do seu sistema operacional Endless OS.

Disponível para download gratuitamente, o Endless OS 3.0 representa um avanço em termos de segurança, eficiência e funcionalidade. É mais um passo no sentido de levar o poder da internet para as mais de 4 bilhões de pessoas no mundo que ainda estão à margem da Era Digital.

Dentre as principais novidades do Endless OS 3.0 está a simplificação do processo de download e a possibilidade de instalação do software em dual boot com Windows. O Enedless OS 3.0 traz ainda outras mudanças significativas do ponto de vista de tecnologia de software e que contribuem para minimizar o consumo de dados de internet do usuário.

O Endless OS é um sistema operacional para desktop diferente que já vem com um pacote de conteúdo premium pré-instalado e acessível off-line. São mais de 100 aplicativos e ferramentas para toda a família, incluindo uma enciclopédia completa e jogos educativos para crianças aprenderem brincando, livros digitais, apps com informações sobre saúde e bem-estar, receitas e muito mais. Há também ferramentas para redigir documentos, planilhas e apresentações de trabalho, editar vídeos e fotos, criar protótipos em 3D e ouvir música.

DUAL BOOT COM WINDOWS

Com o Endless OS 3.0 o usuário não precisa mais remover o Windows para poder fazer a instalação, podendo realizar a escolha do sistema operacional a cada inicialização.
A instalação do sistema também pode ser revertida e não é mais necessário apagar arquivos ou partições antes de instalá-lo. O novo processo de instalação dispensa a criação de um pendrive instalador ou a necessidade de alterações na Bios do computador,  tornando o processo de instalação bastante simples.

Outra novidade do Endless OS 3.0 é a adoção do Flatpak, uma tecnologia inovadora de distribuição de aplicativos que permite que um mesmo app seja instalado em diferentes distribuições Linux.
O Flatpack garante uma maior flexibilidade e segurança, permitindo lançar novos apps independentemente das atualizações do Endless OS, além de otimizar o consumo de internet, garantindo que apenas o que é absolutamente essencial seja baixado. A Endless é uma das pioneiras na adoção do Flatpak e tem contribuído fortemente para a popularização do projeto.

Baseado na distribuição baseada Debian e no GNOME, o Endless OS 3.0 também incorpora as últimas versões estáveis desse GNOME 3.20 e Debian 8 (codenome Jessie), com melhorias em termos de performance, segurança, gerenciamento de arquivos e programas.

Por fim, o Endless OS 3.0 inaugura um novo sistema de desenvolvimento de aplicativos próprios, que dará mais agilidade à ingestão de novos conteúdos para acesso off-line.
“A Endless vem se consolidando como uma plataforma de conteúdo. Queremos ser um facilitador para que conteúdos diversos e relevantes possam ser entregues para usuários em todo o mundo, independentemente do nível de conectividade”,
diz Roberta Antunes, Diretora da Endless.  

O sistema operacional Endless OS está disponível para download gratuitamente em duas  versões: Básica e Completa.
Versão "Básica"
  • Recomendado para pessoas com acesso constante à internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente.
  • Inclui: Aplicativos de desktop básicos como navegador Chromium, LibreOffice (compatível Office da Microsoft), leitor de áudio, gerenciador de e-mail e editor de fotos GIMP (compatível com Photoshop).
  • Idiomas: português, espanhol, inglês, francês, chinês e árabe, entre outras

Versão “Completa”
  • Recomendado para pessoas com acesso restrito à internet:
  • Inclui: um ecossistema com mais de 100 de aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis off-line. Além dos apps da versão básica, há programas, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros..
  • Idiomas: português brasileiro, espanhol e inglês


Sobre a Endless
A Endless foi fundada em 2012 com a missão de prover conteúdo e computadores a preços acessíveis para pessoas em qualquer parte do mundo. Além do sistema operacional Endless OS, a empresa produz o computador Endless e o premiado  Endless Mini. A empresa tem a sua sede em San Francisco, com escritórios no Rio de Janeiro, Cidade do México, Guatemala, Taipei e Londres, além de representantes na Jordânia e nos Emirados Árabes Unidos. Saiba mais sobre a Endless em www.endlessm.com

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra