Entrevista com Jonathan Thomas - criador e lider de desenvolvimento do editor de vídeo OpenShot



  • Gabriel Costa: Antes de tudo, eu gostaria de agradecer por aceitar o meu convite e por nos conceder OpenShot.
  • Jonathan Thomas: Muito obrigado! 
  • Gabriel Costa: Quem é Jonathan Thomas? (Profissão e vida pessoal, quais trabalhos profissionais fez antes do OpenShot e/ou ainda faz)
  • Jonathan Thomas: Sou um desenvolvedor profissional de software do Texas, tendo meu inicio a idade de 16 anos trabalhando para a empresa do meu pai. Por mais de 20 anos eu venho construindo software personalizado, e eu absolutamente amo isso! Eu na verdade comecei a aprender a programar por volta da idade de 12 para 14 anos, com BASIC e até mesmo algumas algumas programações em C. No ensino médio, eu estudei PASCAL, e bem cedo eu consegui um emprego trabalhando com Visual Basic, e bem cedo depois disso, eu me ensinei programação web com ASP (que utilizava VBScript). Eu trabalhei em algumas startups e algumas enormes corporações, e estou atualmente trabalhando como um Lead Developer em uma empresa startup de jogos no Vale do Silício.
  • Gabriel Costa: O OpenShot é utilizando em ambiente de produção? Se sim, poderia nos dar alguns exemplos?
  • Jonathan Thomas: OpenShot é principalmente utilizado por indivíduos e escolas, e geralmente para projetos menores: Vídeos caseiros, filmes curtos, animações, vídeos de jogos, etc... Porém, nossa mais nova versão (2.x) é projetada para escalar em direções a projetos muito maiores e mais complexos.
  • Gabriel Costa: Falando a respeito de crowd funding, você iniciou sua campanha no kickstarter. Ela foi bem sucedida?
  • Jonathan Thomas: Kickstarter tem sido um desafio muito interessante. Sim, foi bem sucedido em alcançar nossos objetivos de financiamento, que me permitiu passar mais tempo investindo no núcelo da tecnologia da edição de vídeo, tal como nossa nova biblioteca em C++: libopenshot, e vários novos recursos poderosos. Também me proporcionou tempo para tornar OpenShot compatível com Mac e Windows, que foi um desafio enorme. Acho que a parte mais difícil de realizar financiamento um projeto de software, é gerenciar expectações e escopo... Da qual eu não fiz um bom serviço. Algumas das minhas ideias iniciais foram muito mais difíceis que eu esperava, e é fácil ser pego no entusiasmo e expandir o escopo do projeto para objetivos irrealistas. No entanto, estou me aproximando do final do projeto agora, e estou muito satisfeito com como isso tudo vem junto... levou apenas um ano extra (ou dois) de esforço.
OpenShot-no-Windows
OpenShot no Windows em uma empresa multimilionária que mesmo no Windows 10 (que ainda não tem total aproveitamento de recursos computacionais) rodando em um processador Intel Corei3 tem apresentado muito estabilidade.
  • Gabriel Costa: Eu não quero quebrar as regras, mas é possível no contar algum plano para o futuro? (Algo que as pessoas podem esperar ver e utilizar o OpenShot).
  • Jonathan Thomas: Eu tenho alguns planos realmente grandes e entusiasmantes para OpenShot nos próximos 1 à 2 anos! Eu não quero dar spoilers deles agora... Mas direi que animação e feature films (longa metragens) são algumas áreas de interesse intenso para mim. Estou também procurando por produtoras de filme para se unirem ao nosso projeto, e trabalharem diretamente comigo para ajudar a refinar alguns de nossos novos recursos e realmente filtrar o fluxo de serviço. Por exemple, há muitos tipos diferentes de usuários e projetos, e cada combinação tem um "fluxo" diferente. Eu gostaria de otimizar OpenShot para a maioria dos fluxos possíveis, para torná-lo mais eficiente para  a maioria das pessoas possíveis... Razoável . =)
  • Gabriel Costa: Muito obrigado por essa oportunidade Jonathan. Te desejo sucesso. :)
  • Jonathan Thomas: Considerações finais - É muito fácil estar envolvido com o OpenShot, e estou atualmente procurando por contribuidores para me ajudarem. Testers, programadores, tradutores, marketing, produtores de filmes, etc... Basicamente, se você tiver algum tempo livre e um interesse em melhorar a edição de vídeo no Linux, por favor entre em contato  comigo (jonathan@openshot.org) e deixe-me saber que tipo de tempo e habilidades você gostaria de doar, e eu ajudarei a guiá-lo.
Obrigado novamente por tirar tempo para debater sobre o OpenShot, e as melhores das sortes para você e seu canal no YouTube!

-Jonathan Thomas
Creator & Lead Developer

 OpenShot

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra