50 lugares que Linux está rodando (e você talvez nem faz ideia) - Quinta Parte

O estado indiano de Tamil Nadu


LinuxWatch.com contou a história de como "depois de ser colocada de fora pelas estatísticas da Microsoft para usuários acadêmicos", o estado indiano de Tamil Nadu decidiu "distribuir 100.000 laptops com Linux para estudantes." Os laptops eram para ser vendidos para estudantes por $800, uma "redução de preço considerável comparado com o valor de varejo." Enquanto o governo propôs licenciar Windows a $12 por cópia, a Microsoft permaneceu firme a $57 por cópia (nota do tradutor: já conseguiram notar que pagarmos em torno de R$700,00 por cópia é bem um abuso né), forçando Tamil Nadu a caminhar com Linux.

Escolas da Suíça


Wikipedia também reportou que a Suíça converteu 9.000 de seus computadores para utilizar Linux e a suite de ferramentas de produtividade office OpenOffice.org em seu distrito de Geneva em Setembro de 2008. Como tem sido visto pelos honorários de licenciamento e outros encargos de empresas de software, há com frequência uma iniciativa financeira atraente para utilizar Linux.

Bolzano, Itália


A cidadezinha de Balzano na Itália (com uma população de 16,000 estudantes) reportou que migrou para utilizar uma distribuição Linux personalizada em todas as suas escolas em 2.005.

Kerela, India


Rediff.com reportou em Setembro de 2.006 que a partir de agora, em Kerela, India, "aproximadamente 1.5 milhões de alunos (sendo eles também soro positivo) das 2.650 escolas do ensino médio do estado não mais utilizarão a plataforma Windows para educação computacional. Ao invés disso, ele migraram para Linux. "Eles começariam agora a rodar o sistema operacional Linux e efetuaram todo processamento de palavras e tarefas de planilhas via OpenOffice.org (hoje, o LibreOffice). Um funcionário público da educação citou enquanto disse "decidimos que utilizaremos somente software livre na educação computacional nas escolas de Kerala" na véspera deo programa do treinamento de 56.000 professores em Linux.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra