Não Viva de Boatos (Quebrando paradigmas - 2ª parte: Linux VS FreeBSD)


Fala cambada, beleza?

Bom, postei o vídeo que intitulei "Quebrando paradigmas - segunda parte".  Eu estou vendo aparecer por aqui quem critique ainda (na verdade, está demorando). Neste vídeo, eu dei uma pauta de um comentário que fizeram comigo afirmando que FreeBSD com ZFS ou UFS tem melhor desempenho que Linux. Se é direito dele de dar uma opinião horrível e muito superficial, então é meu direito também.

 Mesmo tendo origens diferentes, ambos possuem semelhanças por se tratarem até mesmo de serem sistemas operacionais da mesma família. Apesar disso, cada possui suas diferenças características:
  • Licença
  • Terminal de comandos
  • Filesystem
  • Daemon init e outras daemons (apesar de Linux possuir suporte a daemon init BSD, como é o caso do Slackware e o Arch. Tudo bem, já vi Arch usar OpenRC e Systemd tambem).
  • Firewall (sempre menciono isso)
 Cada um ainda tem pros e contras. FreBSD também possui os seus casos de sucesso como o whatsapp teve sua origem no FreeBSD e por la ficou muito tempo, o Duckduckgo utiliza FreeBSD como base (não sei hoje e claro que não só FreeBSD), o MacOS X é parte FreeBSD, o próprio Portage do Gentoo/Funtoo foi inspirado no Ports do FreeBSD.

Eu já havia escrito alguns artigos no meu blog mencionando BSD desde o primeiro artigo do meu blog:


 Mas chegou um certo momento em que decidi deixar essa parte de UNIXes e me concentrar unicamente em Linux.
 confiram o vídeo em que tento esclarecer como as coisas devem ser analisadas.


 Como mencionei, existem muitas características que diferem uma distribuição da outra (mencionando todas, inclusive as que somente juntam os pacotes em uma forma homogênea e coerente, porque até mesmo as suas compilações podem diferenciá-las). Sem mencionar nas que não seguem o padrão LSB (Linux Standar Base) que visa reduzir as diferenças entre as distribuições Linux.

O FortiOS por exemplo, que é um sistema operacional Linux da empresa Fortinet, é fortemente conhecido por não herdar padrões comuns com as distribuições Linux.

 Querem saber a real? Detesto o termo "Linux VS BSD" por ficarem disputando qual é melhor (baita briga de ego besta do caramba). Eu preferiria o termo Linux e BSD assim como é o cado do HelenOS que já postei aqui:


 Eu quero simplesmente utilizá-los para as minha necessidade não importando qual. Cada um tem os seus pontos fortes, vamos apenas usufruir disto e criar um ecossistema juntos. Gosto de Unix, a única diferença é que decidi concentrar meus esforços e estudos em Linux do que em outros Unixes por achá-lo mais interessante.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra