O que eu acho do Ntfs?

 O ntfs é sistema de arquivos que surgiu no windowsNT (que é a base de todas as versões de windows hoje). Algumas semanas atrás eu publiquei um vídeo onde respondo a minha o opinião sobre o Ntfs e para desmistificar melhor sobre o assunto que agora escrevo esse artigo.

O que eu acho do Ntfs?

 Bom, muitos devem ter pensado que a intenção era simplesmente falar mal do Ntfs pelo simples fato de ser do Windows. Muitos devem ter pensado:
"Ntfs é ruim porque é da Microsoft (e não vamos utiliza-lo por essa mesma razão)!"

 Confiram o vídeo:



 Não, mantenhamos a calma, sejamos flexíveis à situação e ambiente. Ok? Talvez seja necessário utiliza-lo. Minha intenção não é difamar a Microsoft. É tudo uma questão de meritocracia: Se ela fizer um filesystem bom para ser utilizado, ela merece credito por isso; se fez o contrario, seus usuário tem direito de criticar (afinal, é através de aceitar criticas que as melhorias acontecem).

 O motivo de eu não gostar do Ntfs foi por uma questão de analise. Não só o Ntfs precisa ser melhorado, como também o HFS (Apple, fica a dica aí).

 O Ntfs tem as suas vantagens e desvantagens. As vantagens é que ele possui suporte a journalling (o que o FAT e o ExFAT não possuem), suporte a arquivos maiores que 4.2GB (na época do FAT, a Microsoft não tinha ideia de que os arquivos chegariam a ser maiores do que 4.2GB e por isso não se prepararam para o futuro), criptografia a compactação, suporte a rede por padrão (uma copia do que o NFS é, mas está valendo; já não é o primeiro recurso que a Microsoft copia do Linux e em partes vejo isso como uma coisa boa), tamanho máximo de volume de armazenamento de 16 exabytes [difícil ter certeza disso, mas ao menos trabalharam para que o Ntfs tenha esse suporte que, diferente do FAT, que é de no máximo 4TBs (essa era mais uma coisa que a Microsoft não estava preparada para o futuro)].

 Por outro lado o Ntfs precisa ser aprimorado  na parte de I/O, tempo de gravação, desempenho, manter arquivos desfragmentados (isso leva o tempo de vida util do dispositivo de armazenamento ser reduzido) e sincronia de arquivos. Esses são problemas que demandariam muito tempo para solucionar, o que me leva a pensar que talvez seria mais interessante construir algo novo do zero do que consertar o que ja existe (assim como aconteceu com o Mac OS no passado).

 Para isso, selecionei esse programa interessante pra caramba para a galera testar. É um programa que permite ao windows salvar arquivos no em dispositivos formatados com ext2/3/4
http://www.ext2fsd.com/
 Vai que a Microsoft adota, né. Satya Nadella está sempre nos surpreendendo com suas mudanças.

 Basicamente é esse programa que está sendo incorporado ao ReactOS (desde que o Ntfs não pode ser incorporado ao ReactOS por questões de licença).

 Por fim, esse artigo não foi escrito para atacar a ninguém que usa o Windows. Acho ridículo quem age desta forma. Minha ideia aqui é mostrar analise (que é o que eu gosto de fazer).

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

3 comentários

Write comentários

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra