Visão de futuro Funtoo

 No dia 06 de Junho a Apple apresentou na keynote de abertura da WWDC 2015 algo muito parecido com o que o Gentoo e o Funtoo já fazem desde as suas origens. Então, resolvi debater o assunto.


Visão de futuro do Funtoo

 Daniel Robins é um cara muito visionário (sempre foi e tem a minha admiração por isso. Não só pelo fato de ser visionário, mas também pela coragem, capacidade de tomar atitudes e de assumir responsabilidades. Esse é o bom Daniel).
ChromeOS é uma distribuição deriva do Gentoo com o kernel vanilla (vanilla é o nome dado ao kernel disponibilizado no próprio site kernel.org) feito para os Chromebooks que o Google resolveu utilizar o gerenciador de pacotes Portage.
 Eu costumava acompanhar as novidades da Apple anos atras (por que francamente, acho o hardware da Apple simplesmente fascinante), mas hoje em dia isso não é o tipo de coisa que faço mais. Apesar disso, meu irmão é fascinado pelos produtos da Apple.

 Em um bate papo com o meu irmão sobre o futuro pacote Snappy do Ubuntu, ele por fim me falou sobre o futuro empacotamento do iOS 9, os chamados "App thinning". Esse tipo de pacote visa tornar o download dos aplicativos mais rápido, otimizar a instalação, aproveitar melhor o desempenho do hardware e reduzir o consumo de armazenamento em dispositivos de 8GB e 16GB.

Aqui é demonstrado o tamanho dos aplicativos entre o iPhone 6, iPad 2 e o pacote Universal.
Nesse gráfico da Apple é mostrado que o binário chamado universal é em torno de 60 ou 65 porcento maior comparado baixado para um iPad ou iPhone no modelo App Thinning.
 No dia 06 de Junho foi publicado no website da Mac Magazine a respeito do recurso que a Apple passará a adotar. Neste artigo eles mesmos afirmam que esse é um recurso que a Apple já vem adiando há um longo tempo para trazê-lo para seus usuários; e isso é um tipo de coisa comum em distros source based.

 Na minha opinião, não somente a Apple deveria fazer isso como também empresas que trabalham com o Android em seus dispositivos (como a Samsung, LG, Motorola, Sony e etc).

 Em uma parte do artigo é mencionado que:
Um grande exemplo do que estou falando é o App Thinning, recurso que agradará bastante donos de iPads, iPhones e iPods touch com pouco espaço para armazenamento (8GB e 16GB). Resumidamente, a ideia é que o dispositivo em questão faça apenas o download do pedaço do código do app que ele precisa, consequentemente deixando o tamanho final do app/jogo bem menor.


E na parte de Bitcode é descrito:
 Quando desenvolvedores fazem o upload de seus aplicativos para a App Store, deixarão de enviar binários pré-compilados e passarão a incluir o que eles chamam de uma “representação intermediária” desses aplicativos, compilado sob demanda, dependendo do dispositivo que o usuário está baixando.
 Sim, como você já deve ter pescado, essa funcionalidade é imprescindível para que algumas funcionalidades do App Slicing possam ser realizadas, determinando por exemplo se um iPhone transfere um binário de 32 ou de 64 bits.
 Então, vejo que focar em investir em distribuições source-based é uma que poderia ser de interesse das empresas que atuam hoje no mercado de dispositivos móveis e até mesmo das empresas que fornecem seus computadores (seja desktops ou servidores) já prontos com o sistema preparado para simplesmente entrar em ação, como é o caso da Dell e da HP.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra