50 lugares que Linux está rodando (e você talvez nem faz ideia) - terceira parte

 Vamos para a terceira parte de "50 lugares que Linux está rodando (e você talvez nem faz ideia)" continuando nos órgãos do governo.

Cortes Federais Americanas


 A aax.net explica que as cortes federais confiam no Linux para todos os meios de tarefas administrativas, incluindo "gerenciamento de caso, rastreio de caso, finança e contabilidade, provação e serviços de prejulgamento." Linux tem sido utilizado pelas cortes desde Novembro de 2003, quando a PEC Solutions auxiliou em orquestrar uma "migração do Judicatório Federal para um sistema baseado em Linux."

Governo da cidade do México


 A wired.com publicou o report em 2.001 que o governo da cidade do México havia concluído que "eles não podem mais justificar o aumento custo do Microsoft Windows quando o custo do Linux é muito baixo." Em uma entrevista com a Wired, o coordenador técnico da cidade, José Barberán, "anunciou planas para migrar os computadores da cidade para o sistema operacional Linux e utilizar o dinheiro que ele economiza para financiar programas sociais de bem estar." Ao final do dia, quando encarada pressão de aumentar os gastos sociais, "cortar custos ao migrar para software open-source foi uma escolha lógica para o prefeito."

Garden Grove, California


Talvez o mais antigo adotador governamental de Linux em nossa lista seja o Garden Grove, Califórnia, que fez toda a migração em 1995, de acordo com o Linux Journal. Evidentemente, a cidade estava em uma crise financeira quando eles adotaram dar a Linux uma chance, e descobriram que ele economizou tanto dinheiro que eles mais tarde decidiram rodar Linux por toda a city, incluindo em alguns desktop.

Largo, Florida


Um artigo da linux.com de 2002 intitulado "Largo Ama Linux Mais Do Que Nunca" explica como a cidade da Florida veio a depender tão fortemente do Linux. Depois de ter tal grande sucesso rodando os computadores da cidade com Linux, o governo do município de Largo estava logo "falando de terminais baseados em Linux em todos os carros da policia da cidade." Para o crédito da cidade, a Linux.com comentou que os administradores de sistemas de Largo (que são responsáveis por gerenciar as máquinas Linux da cidade) se tornaram "os menos perturbados, os menos preocupados, os mais calmos sysadmins que já encontramos." Talvez haja uma correlação?

Serviço postal da Republica Checa


Talvez pegando um embalo do serviço postal americano, os correios da República Checa migrou com total sucesso para Linux em 2005, de acordo com a "Europa". A distribuição escolhida foi (SuSe) agora rodando em "4.000 servidores em 3.400 correios por todo o país, também como 12.000 terminais clientes utilizados por 20.000 empregados." Mais uma vez, custo foi uma força dirigente por trás de uma grande instituição estatal migrando de Windows ou outros fornecedores para o Linux livre e open-source.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra