OpenZFS abandona o termo slave em seu código |
Na Quarta Feira (dia 10 de Junho) o desenvolvedor Matthew Ahrens da ZFS founding enviou a pull request para o git do projeto OpenZFS. Não se trata de um bugfix ou adição de novos recursos e sim um cleanup alterando o termo "slave" para "dependents" de todo o código do OpenZFS.
Na request, Matthew explica que sua motivação é que o efeito horrível da escravidão humana continua a afetar a sociedade e que o termo "slave" na computação é uma referencia desnecessária para uma dolorosa experiencia humana.
Pull Request de Matthew Ahrens |
A pull requeste foi aceita e a partir de agora iremos passar a utilizar o termo deps no ZFS. Então, fica a dica para irem se adaptando ao novo termo; não é algo que vai impactar no trabalho de ninguém, não é algo que necessite toda uma curva de aprendizado, é simplesmente uma mudança de termo.
Esse já não é o primeiro caso que vemos acontecer no mundo de software que há a iniciativa de adotar um novo termo devido o anterior ser ofensivo. Pouco antes do escândalo em que Stallman se envolveu, um grupo resolveu criar um fork do editor de imagens Gimp pelo mesmo motivo. O fork recebeu o nome de Glimpse (vislumbre) já que o nome Gimp pode referir-se a vários termos ofensivos de acordo com o site Merriam.
Site oficial do editor de imagem Glimpse |
Será que o Bash não vai entrar na mesma onda? Há pouco tempo anarquistas apareceram segurando placas com a frase "IT TAKES A BULLET TO BASH A FASH" (é necessário uma bala para esmagar um arrogante). Em inglês, o termo bash tem os significados pancada, bater, xingar, esmagar, surrar.
OK, podemos até afirmar que no caso terminal, Bash é o acrônimo de Born Again Shell fazendo referencia e homenagem ao terminal Born Shell e não tem nenhuma intenção de expressar nenhumas das palavras que mencionei. Sim, é verdade, mas o Gimp também não pois seu nome é a abreviação de GNU Image Manipulation Program e anteriormente (antes de integrar o projeto GNU) era General Image Manipulation Program e mesmo assim resultou em um fork por conta de seu nome... Como diria o grande pensador contemporâneo:
Se Gimp quer dizer GNU Image Manipulation Program e GNU quer dizer GNU is Not Unix e Unix quer dizer UNiplexed Information and Computing Service for UNIX; logo, o nome Gimp quer dizer GNU is Not UNiplexed Information and Computing Service for UNIX Image Manipulation Program.
Se tem duas outras expressões que também deveriam pensar em mudar é o nome de #! (te garanto que vai encontrar certas coisas que não estava esperando) e do comando word counter (wc, parece banheiro em inglês). Geraçãozinha viu...
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.