Gabriel Costa: Linux, Cultura Nerd e um pouco de IA
dietlibc 0.36?
![]() |
dietlibc 0.36? |
Depois do lançamento da versão 0.35 no dia 7 de Novembro do ano passado (3 dias após o lançamento da versão 0.35), a dietlibc recebeu mais três patches e um git request enviados por Friedrich Beckmann que trabalha no provedor de e-mail alemão posteo.de.
Os dois primeiros patches estão relacionados a arquitetura aarch64. O primeiro trabalhando com o símbolo __clone que é necessário para pthread_internal.c e solucionar o problema que Friedrich notou ao tentar construir gatling no Raspberry Pi linkando-o ao t.c da libowfat; o que acabou reportando missing symbol __clone required pela dietlibc libpthread. O segundo já relacionado ao símbolo __getauxval da libgcc também necessário para aarch64.
E o ultimo é uma regressão de test de regex do port e adaptação da glibc para a dietlibc: https://github.com/fredowski/dietlibc/tree/fredo
Já o pull requeste corrige alguns bugs de expressões regulares. Alguns testes foram portados da glibc
https://github.com/fredowski/dietlibc/compare/master...regex
Torço para que em breve tenhamos um novo lançamento da dietlibc.
Mais sobre a diet libc pode ser conferido aqui no blog
A dietlibc também pode ser conferido na série muito além do GNU
![]() |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Cadillacs and dinosaurs para Mega Drive
Resolvi fazer uma pequena #gameplay do jogo Cadillacs and dinosaurs portado para Mega Drive que eu havia mencionado na última live
Link para o site oficial do autor do port de Cadillacs and dinosaurs para o mega drive
![]() |
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
11º Workshop internacional sobre Plan 9
Entre os dias 22 a 24 de Maio de 2025 acontecerá o 11º Workshop internacional sobre Plan 9. Esse workshop ocorrerá desta vez na Cnam (Conservatoire national des arts et métiers) na França e será transmitido no canal Plan 9 Foundation. Todo o cronograma pode ser conferido clicando aqui.
Esse Workshop tem como objetivo trazer pesquisadores, desenvolvedores e estudantes que trabalham nos sistemas operacional Plan 9 e Inferno, nos protocolos da família 9P (que é utilizado no WSL) e tecnologias relacionadas para discutir avanços nestes campos, ideias para melhorias, aplicações e impacto dessas ideias na comunidade da ciência da computação e trabalhar em problemas identificados nestes dois dias ou durante debates.
O grande foco neste ano será segurança, criptografia, autenticação, fault tolerance, robustez, detecção de erros e remediação, confiabilidade e etc. O segundo ponto sera histórias derivativas e seu impacto no ambiente corporativo. também ocorrerá hackthon e trabalhos em progresso.
11th International Workshop on Plan 9
![]() |
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Lançado DragonFly 6.4.2
![]() |
Lançado DragonFly 6.4.2 |
Mal foi lançado o DragonflyBSD 6.4.1 e já recebemos a atualização da versão 6.4.2. Esta versão traz poucas mudanças adicionando correções ao instalador que agora lê o tamanho real dos discos e que anteriormente, devido o QEMU reportar (ou ao menos reportava) uma geometria de disco em um estilo antigo (de no máximo 8 gig), o instalador criava um volumes muito pequenos; correções no ipv6 que geravam panics quando utilizado em certas circunstancias, correções em programas userland que criam muitos subprocessos e causavam crashes quando um programa cria um número desses processos, muito constatado no neovim e no Chrome (o que no Chrome não seria nenhuma novidade).
Mais sobre o DragonFlyBSD pode ser conferido clicando aqui
gitweb.dragonflybsd.org Git - dragonfly.git/log
Release v6.4.1 · DragonFlyBSD/DragonFlyBSD
Mais sobre os BSDs aqui no blog
![]() |
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
#ubuntu se livrando do #gnu?
Lançado DragonFlyBSD 6.4.1
![]() |
Lançado DragonFlyBSD 6.4.1 |
Apesar de este ser um lançamento com correções de pequenos e duradouros, se trata de um total de 77 correções sendo 41 Aaron LI e 20 do próprio Matthew Dillon. De forma resumida, algumas das novidades entre tantas estão a correção do erro que o pkg update pode excluir o arquivo de configuração df-latetest.conf e que torna o pkg inutilizável; atualizaram o pacote ca_root_nss tornando assim os novos certificados Let's Encrypt mais confiáveis e podendo o pkg trabalhar com repositórios Avalon; correção no vazamento de memória nos drivers legado IDE/NATA que poderiam causar kernel panics; expor o ponto de entrada SMBIOS via kenv para que o dmidecode(8) funcione em UEFI-only.
Algo que eu ainda espero um dia ver é o DragonFlyBSD portado para a arquitetura ARM.
Mais sobre o DragonFlyBSD pode ser conferido clicando aqui
gitweb.dragonflybsd.org Git - dragonfly.git/log
Release v6.4.1 · DragonFlyBSD/DragonFlyBSD
Mais sobre os BSDs aqui no blog
Lançado Nim 2.2.4
Lançado Nim 2.2.4 |
No dia 22 de Abril foi anunciado o lançamento da versão 2.2.4 da linguagem Nim, dois meses e meio após o lançamento da versão 2.2.2. Alias, foram lançadas duas versõe; a v2.2.4 vem com 108 commits com correções de bugs e melhorias e a versão 2.0.16 contendo 31 commits contendo correções de bugs (8 no total que podem ser conferidas clicando aqui). Apesar do lançamento da versão 2.0.16, a equipe Nim encoraja a todos migrarem para a v2.2 já que esta tras melhorias significativas no gerenciamento de memória ORC, melhorias para a linguagem em si e seu compilador.
Todas as melhorias na versão 2.2.4 podem ser conferidas clicando aqui.
As informações completas das do lançamento das versões 2.2.4 e 2.0.16 podem ser conferidas no Nim Blog
Mais sobre a linguagem Nim pode ser conferida também aqui no blog
![]() |
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
OnlyOffice Docspace 3.1: A solução na nuvem do OnlyOffice
ONLYOFFICE lança DocSpace 3.1 com preenchimento de formulários baseado em funções no VDR, gerenciamento avançado de hóspedes e modelos de sala.
A ONLYOFFICE, líder global em soluções de colaboração online de documentos, anuncia o lançamento do DocSpace 3.1, uma versão atualizada de sua ferramenta inovadora, projetada para simplificar o gerenciamento de documentos e aprimorar o trabalho em equipe. Esta versão apresenta mais de 40 novos recursos e melhorias, tornando o DocSpace mais flexível e seguro do que nunca para empresas e usuários em todo o mundo.
Preenchimento avançado de formulários baseado em funções em salas de dados virtuais (VDRs)
Com o DocSpace 3.1, o preenchimento de formulários em Salas de Dados Virtuais agora inclui funcionalidade baseada em funções, garantindo fluxos de trabalho otimizados e segurança aprimorada. Os usuários podem atribuir funções, monitorar o andamento do preenchimento e finalizar formulários com facilidade, aumentando a eficiência das equipes que gerenciam registros confidenciais.
Modelos de sala para reutilização sem esforço
A introdução de modelos de salas reutilizáveis simplifica fluxos de trabalho recorrentes, permitindo que os usuários transformem salas existentes em modelos sem esforço. Esse novo recurso aumenta a eficiência e garante configurações rápidas, com modelos facilmente acessíveis por meio de uma aba dedicada na seção Salas.
Gestão elevada de hóspedes
O compartilhamento e a colaboração com usuários externos foram aprimorados com ferramentas robustas de gerenciamento de convidados. O sistema aprimorado permite o compartilhamento de convidados entre equipes, a alteração dinâmica das funções dos convidados e a manutenção de maior controle sobre os privilégios de acesso.
Gerenciamento de arquivos aprimorado
Os usuários podem simplificar processos e aumentar a eficiência compartilhando instantaneamente formulários PDF preenchíveis diretamente do gerenciador de arquivos. Além disso, a atualização mais recente traz a capacidade de excluir versões específicas de arquivos e gerenciar arquivos protegidos por senha com mais flexibilidade ao baixá-los em diferentes formatos.

Segurança aprimorada com criptografia de armazenamento
As organizações agora podem habilitar a criptografia AES-256 para dados em repouso em ambientes auto-hospedados, garantindo conformidade e padrões superiores de proteção de dados.
Opções de marca personalizáveis
Com o DocSpace 3.1, as empresas podem facilmente personalizar sua plataforma com nomes de marcas e logotipos gerados com base em texto, criando uma experiência personalizada e profissional.
Novas ferramentas para desenvolvedores
A versão mais recente simplifica o desenvolvimento com gatilhos de webhook prontos para uso para ações importantes, como criação de usuários e gerenciamento de arquivos, além de uma visão centralizada para administradores gerenciarem webhooks. Os desenvolvedores também podem escolher entre HTML, JavaScript ou incorporação NPM para maior flexibilidade.
Por que escolher o ONLYOFFICE DocSpace?
O ONLYOFFICE DocSpace conta com a confiança de milhares de organizações em todo o mundo por seus robustos recursos de colaboração e gerenciamento de documentos. Com suas atualizações mais recentes, o DocSpace 3.1 eleva a eficiência e o controle do usuário a novos patamares, tornando-se a solução ideal para empresas que buscam uma plataforma segura e personalizável.
"O DocSpace 3.1 representa nosso compromisso contínuo em fornecer às empresas ferramentas confiáveis para produtividade e colaboração", disse Galina Goduhina, Diretora Comercial do ONLYOFFICE. "As inúmeras melhorias nesta atualização permitem que os usuários gerenciem fluxos de trabalho com confiança e alcancem seus objetivos com mais rapidez."
Sobre o ONLYOFFICE
O ONLYOFFICE, um projeto de software de escritório de código aberto, concentra-se em soluções de escritório avançadas e seguras. Com mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo, é reconhecido por sua inovação no setor de escritórios online. O ecossistema ONLYOFFICE inclui aplicativos colaborativos, como editores online para documentos de texto, planilhas, apresentações, formulários e PDFs, além de uma plataforma colaborativa baseada em salas de aula. Como uma empresa internacional, o ONLYOFFICE possui funcionários e colaboradores em todo o mundo, com escritórios localizados em Singapura, Riga, Dallas, Londres, Xangai, Belgrado, Yerevan e Tashkent.
Contato com a mídia: marketing@onlyoffice.com
Mais sobre o lançamento do ONLYOFFICE DocSpace 3.1:
![]() |
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
![]() |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Instalação do OnlyOffice Docs Community no Linux
Instalação do OnlyOffice Docs Community no Linux |
- OnlyOffice Docs Community: versão comunitária e sem custos;
- OnlyOffice Docs Enterprise: versão paga da ferramenta e possui suporte técnico, implementação, customização, dentre outras coisas;
- OnlyOffice Docs Developer: versão destinada à desenvolvedores, para realizarem integrações com suas soluções;
FUNCIONALIDADES
- Editor de documentos
- Editor de planilhas
- Editor de apresentações
- Visualizadores da web para dispositivos móveis
- Edição colaborativa
- Suporte a hieróglifos
- compartilhar arquivos;
- gerenciar direitos de acesso a documentos;
- incorporar documentos em um site;
- visualize e edite arquivos armazenados no Drive, Box, Dropbox, OneDrive, OwnCloud conectados ao ONLYOFFICE.
ISTALAÇÃO DO ONLYOFFICE DOCS COMMUNITY EM LINUX
- Um servidor com uma distribuição Linux compatível (Ubuntu/Debian recomendados).
- Permissões administrativas (acesso ao sudo).
- Acesso à internet para baixar os pacotes necessários.
Passo 1: Atualize o sistema
- sudo apt update && sudo apt upgrade -y
Passo 2: Adicione o repositório do OnlyOffice
- sudo wget -qO - https://download.onlyoffice.com/repo/onlyoffice.key | sudo apt-key add -
- echo "deb https://download.onlyoffice.com/repo/debian squeeze main" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/onlyoffice.list
- sudo apt update
Passo 3: Instale o pacote OnlyOffice Docs Community
- Instale o pacote utilizando o comando:
- sudo apt install onlyoffice-documentserver -y
Passo 4: Configure o Document Server
- http://<IP_do_servidor>:80