Páginas

Lançado toybox 0.8.3

Lançado toybox  0.8.3
Lançado toybox  0.8.3
 No dia  de maio foi lançado a versão 0.8.3 do terminal de comandos toybox. O toybox foi criado pelo antigo mantenedor do busybox, Rob Landley que tem como foco, desenvolver uma nova versão do busybox porém menor, mais simples e mais limpo. Videos e artigos é o que não faltam nem no canal e nem no blog. Tem vídeo contado a história, vídeo entrevista com o criador do terminal, video analisando, live ensinando como compilar e utilizar, vídeo sobre lançamentos e até descoberta de bugs, artigos sobre noticias; então material sobre o toybox é o que não falta.

 O que mais chama a atenção nesta nova versão é que agora o toybox possui o recurso make root que agora permite o sistema carregar o toybox após o processo de boot sob o nome de toyshClicando aqui neste link de 29 de Abril deste ano você poderá saber como utilizar o toysh após o processo de boot. Já clicando aqui há um script de 250 linhas que lhe permite criar um sistema Linux bootável  que utiliza o toysh. Este mesmo script pode ser encontrado dentro do diretório /toybox-0.8.3/scripts. O make root também agrega ao toybox o recurso toyroot que lhe permite a interpretação de init scripts.

script mkroot dentro do diretório scripts do toybox.
script mkroot dentro do diretório scripts do toybox.
 Mais novidades temos o comando rtcwake (utilizado para colocar o sistema em estado de hibernação até um determinado período de tempo) e o comando blkdiscard (utilizado descartar setores de dispositivo). O comando readelf que eu havia mencionado em Janeiro deste ano agora aparece no diretório pendentes para revisão (junto a função getopt e a linguagem bc)

Comando readelf no diretório pending.
Comando readelf no diretório pending.
 Também houveram novas funções adicionadas a comandos já presentes no terminal, muitas correções de bugs não somente em comandos mas também nas bibliotecas, limpezas em alguns comandos, outros trabalhos realizados nos pendentes para revisão (pending) e lista de novidades nesta nova versão é enorme e caso você queira conferir, basta clicar aqui. Além do código fonte, há a versão binária que está disponível para 18 arquiteturas que envolvem sub-arquiteturas também  (armv4l, armv5l, armv7l, armv7m, i486, i686, m68k, microblaze, mips, mips64,mipsel, powerpc, powerpc64, powerpc64le, s390x, sh2eb, sh4, x86_64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.