Páginas

A lei de RTFM

 Publiquei há pouco tempo artigos a respeito dos comandos apropos, whatis, man e info para que assim cada usuário possa se auto-direcionar a maior parte das vezes sem pedir ajuda. Quero expor um pensamento sobre o assunto.

A lei de RTFM


 A pratica da leitura de man pages (também chamados de manual online) é algo pouco adotado por nós (digamos que devido a rasões culturais). Temos o habito de perguntar a alguém como fazer tal coisa antes mesmo de consultar essas ferramentas que temos em nosso poder.

É a partir desse ponto que surge o termo RTFM ("Read The F... Manual"=Leia A Porcaria Do Manual ou de forma mais educada, "Read The Fine Manual"=Leia O Bom Manual). Esse habito resolveria grande parte dos problemas e pouparia tempo e desgaste para todos.
 Eu considero RTFM não como uma teoria, e sim uma lei a ser obrigatoriamente seguida. E não somente pelo pessoal da área de TI, mas por todas (seja ele da área de medicina, agricultura, biologia, geografia, história e etc). Por essa razão, resolvi escrever aqui uma regra para que todos possam aprender a se virar seguindo uma ordem:
Leia as man pages quando precisar buscar informação. Um amigo inclusive postou algo interessante a respeito:

Busque informações a respeito do assunto desejado ou necessitado na internet (google, wikis, fóruns específicos, Comunidades, grupos específicos em redes sociais):
A comunidade Linux está sempre disposta a ajudar.
Passe o cursor sobre a imagem para visualizar a tradução.

E por ultimo 
(isso é, em ultimo caso) peça ajuda a um amigo.

 Não vá de cara pedindo ajuda. Isso acaba gerando comodismo e não será capaz de aprender por conta própria.
Portanto leia, leia, leia e leia mais. Assim você criará um bom habito, se enriquecerá ganhando conhecimento, se surpreenderá, terá suas próprias experiências e opiniões a respeito de assuntos abordados (alem do que, quando se der conta, já será um ninja se virando sozinho; e tudo graças a sua leitura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.