Resumo do Tux 16/01/2016

 Bora para mais um resumo do Tux aqui no blog?

Resumo do Tux 16/01/2016


Intel-Clear-Linux
Logo do projeto Clear Linux da Intel

 Estou trabalhando muito no canal para trazer mais informações para vocês, galera. Para se ter ideia, Eu ia disponibilizar o vídeo sobre a série de jogos onde estamos tratando a parte comercial nesta Terça, porém devido a campanha do Jeferson do canal LinuxTips sobre seu projeto da certificação LPI, eu tive que fazer umas mudanças de plano.

 Foi tudo muito corrido. O vídeo que pode ser conferido logo abaixo foi gravado no mesmo dia;tive que chegar em casa e já ir direto para o computador para poder editar, renderizar e subir o vídeo para disponibilizar para vocês. Fiz tudo isso por que foi a campanha sobre a LPI era no mesmo dia. Confiram o vídeo abaixo:


 Apesar de ter sido tudo corrido, foi muito da hora conversar pessoalmente com o Jeferson. Cara muito gente boa e muito humilde para o seu nível de conhecimento e experiência no mundo Linux (geralmente não é isso que acontece. Ego é fogo. Aprendam essa pessoal que se gaba de conhecer demais).

 Bom, já na quinta eu postei então o vídeo sobre com o tema de "Espaço aberto: Assunto Game #1 - Parte comercial" onde o Anderson do blog Xanadu explica todo o processo que inclusive chegou a ser um atraso para que Linux se popularizasse entre os gamers:


 Bom, quero deixar avisado de ante-mão que provavelmente terá mais dois vídeos no canal nesta próxima semana, sendo um deles a segunda parte desta série para que vocês possam entender as dificuldades na parte técnica.

 Agora, entrando no assunto "notícias" do mundo free and open source, teve o anuncio que Smart TVs Panasonic fará uso do FireFox OX. Isso deixa um assunto claro, até duvida que eu tinha. Quando saiu o anuncio da morte do ForeFox OS, na verdade haviam mencionado que haviam o descontinuado em Smartphones; não mencionaram demais acessórios (Smart TV é um deles).
 Eu ainda acho o FireFox OS interessante por seus aplicativos serem desenvolvidos em HTML5, CSS e Javascript. E por que eu acho isso interessante? Porque acredito dar menos trabalho para manter um aplicativo desde o principio, desde compilação; se torna mais fácil mate-los e portá-los (talvez algumas pequenas alterações e está tudo certo.

 Foi encontrado também um backdoor no SSH do FortNet Firewall chegou a ser publicada no site do projeto Nmap. Eu fiquei sabendo em uma palestra que assisti que a FortNet possui um sistema operacional Linux trabalhado por ela. Na palestra chegaram a mencionar que "esse sistema não herda bens comuns com o kernel Vanila por ter sido tratado pela FortiNet". Bom acho que isso deixa claro que esse backdoor tem forte chance de não estar presente no kernel Vanila disponibilizado pela comunidade linux no site kernel.org.



 E por ultimo, quero comentar sobre o projeto Clear Linux da Intel que visam construir uma distribuição Linux para vários eventos de nuvem. Eu parabenizo a Intel pela iniciativa. Quem quiser conferir sobre o projeto que está disponível para download e possui também documentação, o link está logo abaixo:

https://clearlinux.org/


 Quero sempre lembrar que essas são notícias que eu gostei (mas desta vez não encontrei no Diolinux, então vai os links gringos mesmo) e quero saber também as noticias que vocês acharam interessantes no decorrer da semana, deixem aqui nos comentários.

 Mais uma coisa que quero lembra-los é que o espaço aberto é para todos que quiserem contribuir. Agradeço ao Anderson por ter nos concedido esse conhecimento. Espero poder entrevistar mais pessoas em breve.

 Um abraço a todos e até a semana que vem :-)

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra